CFR Cluj perde 24 pontos por dívidas com ex-jogadores e corre risco de extinção

CFR Cluj passa por grave crise financeira e sério risco de rebaixamento
CFR Cluj passa por grave crise financeira e sério risco de rebaixamento

Até agora o vice-líder da Liga I, o CFR Cluj entrou em processo de insolvência financeira e foi punido hoje no Tribunal de Cluj com a perda de 24 pontos pela Comissão de Disciplina da Federação Romena de Futebol por não pagar as dívidas acumuladas com os ex-jogadores do clube, Daniel Stana, Laszlo Sepsi, Claudiu Voiculet, Ioan Hora e Vasile Maftei, no valor de 400 mil Euros. Assim, neste momento, os Ceferistii caem da vice-liderança para o último lugar da Liga I, com apenas 10 pontos. O clube pode recorrer da decisão na Comissão de Recursos da FRF, mas sendo quase certo que a decisão de mantenha, há a altenativa no Tribunal Arbitral do Esporte, instância internacional em Lausanne, na Suíça.

O pedido para entrada em processo de insolvência foi acatado pelo Tribunal de Cluj. O CFR Cluj possui no total mais de 90 milhões de Euros em dívidas, sendo que 11 milhões são ao Estado, conforme o site Stiri de Sport, de Cluj-Napoca. O processo de insolvência será acompanhado provisoriamentepela empresa romena RTZ & Partners, especializada em inadimplência, falência e insolvência. O CFR Cluj se junta aos outros clubes na mesma situação: Rapid, Dinamo, Otelul e ao rival Universitatea Cluj.

2011-12, o terceiro título da Liga I, o último do CFR Cluj até hoje
2011-12, o terceiro título da Liga I, o último do CFR Cluj até hoje

CFR Cluj: ascensão, títulos e queda em 14 anos

Embora seja hoje um dos clubes romenos mais conhecidos fora do seu país junto com o Steaua pelas participações recentes na Champions League, o CFR Cluj nunca foi um clube de tradição no futebol romeno, apesar da fundação em 1907. O clube mais tradicional e com mais resultados expressivos em Cluj-Napoca sempre foi o Universitatea Cluj, pelo menos até a ascensão dos Ceferistii, a partir de 2001-02, na Liga III.

O empresário Arpad Paszkany era o proprietário do clube na Liga III em 2001-02, quando conquistou o acesso para a Liga II. Não levou muito tempo, e o CFR estava de volta à primeira divisão romena na temporada 2004-05, depois de longos 28 anos fora da elite do futebol romeno.

Com orçamentos fora da realidade romena (6 milhões de Euros em 2005-06), o CFR Cluj foi crescendo, contratando jogadores estrangeiros (como o zagueiro português Cadu, um dos grandes ídolos do clube), chegando às competições europeias, conquistando pontos e títulos. Os principais títulos do clube (Liga I em 2007–08, 2009–10 e 2011–12 e Copa da Romênia 2007–08, 2008–09 e 2009–10 e Supercopa da Romênia 2009 e 2010) foram todos conquistados na época de ouro com Paszkany, que deixou o clube no ano passado, quando a crise financeira começou.

Nesta temporada, o clube conseguiu se manter à vice-liderança da Liga I  ao término do primeiro turno. O CFR ainda disputará as semi-finais da Copa da Romênia com o Universitatea Cluj.

Anúncios

3 comentários em “CFR Cluj perde 24 pontos por dívidas com ex-jogadores e corre risco de extinção

    1. Paszkany deixou o clube no ano passado. Desde então os altos salários não foram alterados, o clube foi pedindo empréstimos, se endividando e atrasando salários do elenco, que sempre teve medalhões e jogadores estrangeiros

  1. Um evento desses poderá decretar inicialmente o rebaixamento de pronto e sua extinção realmente é um baque enorme para a instituição , fico imaginando essa realidade aqui em nosso país, com clubes sendo punidos com perdas de pontos por não honrar seus compromissos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s