Turneul Celor Liberi reuniu quase duas mil pessoas num dia inteiro de futsal (foto: Adrian Bratoiu/Vointa Sibiu)
Turneul Celor Liberi reuniu quase duas mil pessoas num dia inteiro de futsal (foto: Adrian Bratoiu/Vointa Sibiu)

Quatro equipes romenas que haviam falido e ressuscitaram com projetos feitos por torcedores se enfrentaram no Fotbal fara Patroni – Turneul Celor Liberi (Futebol sem Proprietários – O Torneio dos Livres, em romeno), no último dia 10, com uma mensagem: conscientizar o futebol romeno, incentivar projetos de torcedores com transparência e participação popular, e buscar alternativas ao sistema atual de um proprietário por clube, que tem levado vários times de tradição à falência. Politehnica Timisoara, Vointa Sibiu, Arges Pitesti e Vaslui, times atualmente na quarta divisão romena, levaram aproximadamente dois mil torcedores ao Ginásio Transilvânia, na cidade de Sibiu, para um torneio de futsal. A comissão organizadora, que contém membros da diretoria de cada uma das equipes, considerou o primeiro Turneul Celor Liberi um sucesso.

“A mensagem foi passada, e chegou a uma grande parte do público consumidor de futebol da Romênia: é futebol sem proprietários criminosos, sem jogos arranjados, sem o submundo, apenas o futebol puro, transparência e abertura para o desenvolvimento saudável em espírito, tradição e história futebolística de cada cidade que escolhe este caminho”, garantiu um dos representantes do Vointa Sibiu na organização do torneio, Adrian Bratoiu, em entrevista a O Craiovano. “Uma boa parte da imprensa veio apurar informações diretamente sobre o torneio e simplesmente sobre o conceito “sem proprietários, como uma alternativa à falência de muitas equipes de tradição. Isto representa um passo à frente”.

O torneio teve uma grande repercussão na Romênia, e respingou também em alguns países da Europa ocidental, como a França e na Alemanha, e no Brasil, por enquanto, com exclusividade d’O Craiovano. Além dos quase dois mil torcedores (público maior que muitos jogos da Liga I) fazendo festa no ginásio, houve também o público telespectador, que pôde acompanhar toda a competição ao vivo pela Nasul TV, emissora grande do país.

O sucesso foi tanto que já há planos para novas edições. A segunda será em janeiro do ano que vem, em Timisoara (cidade dos primeiros campeões do torneio), e um outro campeonato poderá ser realizado na pré-temporada de 2015-16. “Temos certeza que com o tempo vamos atrair patrocinadores que apreciam esta transparência e os projetos [dos clubes] construídos em uma base sólida”, encerra Bratoiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s