Briliantul de volta!
Adrian Mutu foi apresentado ao Petrolul Ploiesti em 14 de janeiro, após 14 anos longe do futebol de seu país, quando saiu do Dinamo Bucareste rumo à Internazionale. Considerado por muitos o maior jogador romeno pós-Hagi, Briliantul (“o brilhante”, em romeno) teve apresentação de gala testemunhada por 10 mil torcedores, no time que era então o campeão da Copa da Romênia.
Levou um tempo para engrenar, mas no segundo semestre, Mutu foi decisivo na campanha do Petrolul na Liga Europa, interrompida prematuramente com derrotas para o Dinamo Zagreb nos play-offs. Parecia que o polêmico Mutu finalmente teria encontrado um novo lar pós-Fiorentina, mas em setembro, surgiu a oportunidade de jogar na Índia. Rescindiu seu contrato sem custos com o Petrolul em troca de não cobrar dos Lupii Galbeni valores atrasados que não havia recebido. Antes especulado no Chennai Titans, a transferência ficou certa para o Pune City, time indiano da Fiorentina. Porém, mesmo com o negócio fechado, a transferência não se concretizou. A janela fechou na Índia e Mutu está desde então sem clube.

Popescu foi condenado a três anos e um mês de prisão (Foto: Vadim Ghirda/Arquivo AP)
Popescu foi condenado a três anos e um mês de prisão (Foto: Vadim Ghirda/Arquivo AP)

O julgamento no Caso das Transferências e a prisão de Popescu
Um dos maiores escândalos do futebol romeno recente teve um final sem impunidade. Sobrou até para Gheorghe Popescu, zagueiro da seleção romena nas Copas de 90, 94 e 98.

Razvan Burleanu foi eleito presidente da FRF aos 29 anos
Razvan Burleanu foi eleito presidente da FRF aos 29 anos

O fim da era Sandu
O ex-jogador do Sportul Studentesc entre 1971 e 1986, Mircea Sandu, se tornou presidente da Federação Romena de Futebol em 1990. E nunca havia deixado o cargo desde então. Em 5 de março de 2014, Gheorghe Chivorchian, Vasile Avram, Marcel Puşcaş, Răzvan Burleanu e Sorin Răducanu disputaram o cargo, que teria ainda Gheorghe Popescu na disputa, mas o ex-zagueiro havia sido preso dias antes, sendo condenado no julgamento do Caso das Transferências. Venceu o jovem Razvan Burleanu, então com 29 anos. Porém, as mudanças no futebol romeno não aconteceram como eram esperadas. Por enquanto, reformulação no site da FRF e um regulamento ridículo na Liga I: Dos 18 times, SEIS vão cair, e apenas duas equipes vão subir da Liga II, deixando a Liga I 2015-16 com apenas 14 clubes. A péssima situação financeira dos clubes e pesos e medidas diferentes para punições e permissões ainda continuam.

Quebra de jejum no clássico de Cluj
Em 25 de março, o Universitatea Cluj finalmente venceu o CFR Cluj em um jogo da Liga I, após 42 anos, 4 meses e 29 dias. A última vitória dos Sepcile Rosii havia sido em 25 de outubro de 1971.

O fim do Vaslui
Fundado em 2002, o Vaslui não ficava na parte de baixo da tabela da Liga I desde 2005-06. Mas, como de praxe no futebol romeno, o clube acumulou muitas dívidas, a manutenção se tornou inviável só com o proprietário Adrian Porumboiu. Apesar disso, o Vaslui chegou ao 6º lugar, mas sem a licença financeira para disputar a Liga I, o clube foi rebaixado no lugar do Brasov, que havia ficado em 15º lugar, o primeiro da zona de rebaixamento. O time acabou, e foi refundado por torcedores na Liga IV.

Budescu teve a honra de levantar o primeiro troféu importante da história do Astra
Budescu teve a honra de levantar o primeiro troféu importante da história do Astra

Os primeiros títulos do Astra, após 93 anos
O Astra Giurgiu, clube médio, de pequena torcida, foi fundado em 1921, em Ploiesti. Em 2012, se mudou para Giurgiu, e em 2014, conquistou os dois primeiros grandes títulos de sua história: Em 23 de maio, veio a Copa da Romênia, numa disputa de pênaltis com o Steaua Bucareste. Após o 0x0 da prorrogação, o time do técnico Daniel Isaila venceu por 4×2 nos pênaltis.
Depois, em 11 de julho, em pelo período de Copa do Mundo, a Supercopa da Romênia, jogo entre o campeão da Liga I e o Campeão da Copa. O adversário era o Steaua mais uma vez. Chipciu abriu o placar aos 45 do primeiro tempo, mas Enache empatou aos 29 da etapa complementar. Nos pênaltis, 5×3 para o Astra. Dois títulos em um ano para um clube e um técnico que ainda não haviam ganhado nada.

O 25º título da Liga para o Steaua
Sem sustos, o Steaua conseguiu o 25º título, sofrendo uma única derrota. O jogo que garantiu a conquista foi contra o Universitatea Cluj, e o autor do gol foi o ex-jogador do FC Universitatea Craiova, Andrei Prepelita

Liga Europa e Champions League: fiascos contra Dinamos
CFR Cluj caiu cedo na Liga Europa, para o Dinamo Minsk, da Bielorrússia. Petrolul não chegou à fase de grupos, eliminado por outro Dinamo, o de Zagreb. O Astra chegou. Eliminou até o Lyon, mas virou saco de pancada no Grupo D. O Steaua na Champions foi eliminado pelo Ludogorets nos play-offs, em disputa de pênaltis. O zagueiro Cosmin Moti, revelado no FC Universitatea Craiova, defendeu dois pênaltis, substituindo o goleiro expulso. Tudo bem, pelo menos estaria na fase de grupos da Liga Europa. Mas após golear o Aalborg na primeira rodada, tropeçou demais e deixou escapar a classificação, perdendo por 2×0 para o Dinamo Kiev na Arena Nationala, na última rodada.

Falando em Dinamo…
Mesmo terminando em 4º na Liga I 2013-14, os Cainii Rosii não se classificaram para a Liga Europa por não receber a licença financeira necessária da UEFA. Na Copa da Romênia na mesma temporada, foi eliminado para o maior rival, o Steaua. No primeiro jogo, 5×2, no segundo, 1×1. Na Copa 2014-15, foi eliminado pelo Mioveni, da Liga II, nas oitavas-de-final. Encerrou o ano em 8º lugar na Liga I sendo goleado por 6×1 pelo Astra Giurgiu.

E claro, não podemos esquecer:

A crise de identidade do Steaua

Reghecampf e Piturca na Arábia Saudita

Laurentiu Reghecampf, técnico do Al-Hilal, eliminou o Al-Ittihad de Victor Piturca nas oitavas-de-final da Copa do Príncipe, na Arábia Saudita
Laurentiu Reghecampf, que treinava o Steaua até o meio do ano e é o atual técnico do Al-Hilal, eliminou o Al-Ittihad do ex-técnico da seleção, Victor Piturca, nas oitavas-de-final da Copa do Príncipe, na Arábia Saudita
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s