Steaua perde direitos de uso do nome e do escudo para o Exército Romeno

Os "anfitriões" venceram o CSMS Iasi por 1x0
Os “anfitriões” venceram o CSMS Iasi por 1×0

O Steaua Bucareste, clube mais vitorioso da Romênia, está sem nome oficial e sem escudo, após o proprietário Gigi Becali ter perdido os direitos de uso para o Exército da Romênia em processo judicial que já durava quase nove meses. O Steaua foi fundado pelo exército em 1947, e desde 1998 é uma entidade privada, atualmente pertencente ao empresário e político Gigi Becali. Na prática, as consequências começaram hoje, na partida contra o CSMS Iasi, no Ghencea, em que o placar eletrônico mostrava, em vez do escudo e do nome da equipe, apenas “anfitrião” e um quadrado em branco.

Em 2004, o Steaua obteve junto ao Clube Esportivo do Exército os direitos de uso do nome Steaua e do escudo até  janeiro de 2014. Segundo a diretoria do clube, houve a renovação destes direitos até 2024, mas no Escritório do Estado para Marcas e Invenções (OSIM) da Romênia, a marca Steaua é do Clube Esportivo do Exército.

“É uma grande vitória para o Clube Esportivo do Exército Steaua. Vamos agora conversar para ver se vamos ceder a marca ao senhor Gigi Becali ou a outra equipe de futebol. Com a condição de que recebamos uma compensação consistente por isso, porque afinal, estamos falando do Steaua”, declarou o tenente-coronel Florin Taplan, do departamento jurídico do Clube Esportivo do Exército ao ProSport.

Já o presidente do Steaua, Valeriu Argaseala, garante que o time não precisará mudar de nome ou escudo. “Falei com o presidente do Clube Esportivo e ele me assegurou que as coisas vão se endireitar. Não é nenhum problema de verdade, é só um erro jurídico”, afirmou o dirigente ao DigiSport.

A situação do clube continua indefinida e as informações na mídia romena se desencontram. Há informação de que o Steaua perde legalmente nome, escudo e até mesmo parte de seus títulos. Enquanto outros veículos afirmam que não há problema quanto ao uso do nome Steaua.

Anúncios

2 comentários em “Steaua perde direitos de uso do nome e do escudo para o Exército Romeno

  1. Here is what I understand from the media:
    They lost the trademark for now (that’s why they played with no sign on their shirts and scoreboard and used their away equipment).

    The Army wants them to pay for the time they used the trademark and continue paying from now on. Otherwise, they threatened they would create a new team in the 4th League.

    The next legal challenge is the records. I remember a while back CSU Craiova fans claimed that the Privatization of FC Steaua included clear mentions about the records.

    Fan-wise, I saw in the news a statement from a supporter that he would follow the trademark and the records, even in the 4th league.

    My personal opinion is they will get to an agreement (the club and the Army) in the following weeks.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s