Seleção romena termina 2014 com desempenho positivo e apenas uma derrota. Confira os números:

Papp é perseguido por Keseru na comemoração de seu segundo gol sobre a Irlanda do Norte: Dois artilheiros do ano Foto: (Daniel Mihailescu/AFP/Getty Images)
Papp é perseguido por Keseru na comemoração de seu segundo gol sobre a Irlanda do Norte: Dois artilheiros do ano Foto: (Daniel Mihailescu/AFP/Getty Images)
Rusescu marcou o gol no clássico contra a Hungria
Rusescu marcou o gol no clássico contra a Hungria

O ano de 2014 já pode ser considerado, sem dúvidas, um dos melhores dos últimos tempos no futebol romeno, pelo menos no que diz respeito à seleção principal masculina. Em oito partidas, cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Desde 2006 a Nationala não tinha tão poucas derrotas em um ano – desta vez em 4 de junho, pela Argélia por 2×1, no último amistoso dos africanos antes da Copa do Mundo.

Das oito partidas, em seis o time foi comandado por Victor Piturca, e nas duas últimas, por Anghel Iordanescu. Foram dez gols marcados e apenas três sofridos, dois deles exatamente na derrota para a Argélia. As vitórias não foram sobre adversários ditos “gigantes” do futebol, e sem exibições impressionantes, principalmente contra a Albânia. Depois da Copa do Mundo, o nível do futebol apresentado melhorou, principalmente com as aparições de Lucian Sanmartean e Claudiu Keseru. O primeiro jogo do ano foi contra a Argentina, num empate em 0x0 na Arena Nationala.

Em 2006, na última ocasião em que os tricolorii tiveram desempenho semelhante, foram dez jogos disputados, sete vitórias, dois empates e uma derrota – para o Uruguai, em 22 de maio daquele ano. Na época, a seleção era comandada também por Piturca, mas em sua segunda passagem pela Nationala. A grande vitória foi sobre a Espanha, em 15 de novembro.

Outro fator a ser comemorado pelos romenos é a ascensão no Ranking da FIFA: o país conquistou a melhor posição desde 2008, chegando à 21ª na classificação atualizada em 23 de outubro. Em 2010 e 2011, a Romênia estava em 56º, a pior classificação de sua história. Além disso, os tricolorii começaram o ano em 33º lugar, e até agora já ultrapassaram Estados Unidos, Costa do Marfim, Equador e Rússia, equipes que participaram da Copa do Mundo no Brasil. Mas é verdade que esta classificação pode melhorar ou piorar, dependendo das próximas atualizações.

Confira os números em detalhes da Nationala em 2014:

Romênia 0x0 Argentina
Albânia 0x1 Romênia
Argélia 2×1 Romênia
Grécia 0x1 Romênia
Romênia 1×1 Hungria
Finlândia 0x2 Romênia
Romênia 2×0 Irlanda do Norte
Romênia 2×0 Dinamarca

Jogos: 8
Vitórias: 5
Empates: 2
Derrotas: 1
Gols marcados: 10
Gols sofridos: 3

Artilheiro: Bogdan Stancu, Paul Papp e Claudiu Keseru (2)
Líder de assistências: Lucian Sanmartean (3)

Jogadores convocados: 49
Técnicos: 2 (Victor Piturca e Anghel Iordanescu)

Jogadores convocados que já passaram pelo futebol de Craiova: 6
Andrei Prepelita
Bogdan Vatajelu
Cosmin Moti
Ovidiu Hoban
Silviu Lung Jr.
Valerica Gaman

Jogadores convocados que já passaram pelo FC Universitatea Craiova: 5
Andrei Prepelita
Cosmin Moti
Ovidiu Hoban
Silviu Lung Jr.
Valerica Gaman

Recordes quebrados: 1
Jogador mais jovem a entrar em campo pela seleção: Cristian Manea (Viitorul)- 16 anos, 9 meses e 22 dias, em 31 de maio de 2014, em Albânia 0x1 Romênia.

Após o jogo contra a Dinamarca, o lateral-esquerdo de 33 anos Razvan Rat empatou com o ex-meia Ladislau Bölöni em número de jogos disputados pela seleção (102)e estão em quarto lugar na lista dos romenos com mais partidas pela seleção. O Top 3 é formado por Dorinel Munteanu (137), Gheorghe Hagi (124) e Gheorghe Popescu (115)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s