Novo Ion Oblemenco está cada vez mais longe de sair do projeto (imagem: Proiect Bucuresti)
Novo Ion Oblemenco está cada vez mais longe de sair do projeto (imagem: Proiect Bucuresti)

Ao fim das apurações dos votos no segundo turno das eleições presidenciais da Romênia de ontem, o candidato do Partido Social-Democrata (PSD) e atual primeiro-ministro, Victor Ponta, foi derrotado pelo adversário conservador Klaus Iohannis, do Partido Nacional Liberal (PNL) e ex-prefeito de Sibiu, e nesta manhã a prefeita de Craiova, Lia Olguta Vasilescu (PSD), anunciou a desistência de construir o novo Estádio Ion Oblemenco. O estádio era prometido desde as eleições para prefeito de 2011, nas quais Olguta, ainda candidata de oposição de Antoine Solomon, fez propagandas prometendo demolir o Estádio para construir uma moderna arena. Desde o ano passado, a demolição do atual Ion Oblemenco já havia sido adiada em pelo menos quatro oportunidades.

Lia Olguta Vasilescu apoiou o FC Universitatea Craiova em sua campanha eleitoral em 2011
Lia Olguta Vasilescu apoiou o FC Universitatea Craiova em sua campanha eleitoral em 2011

Lia Olguta Vasilescu ironizou a eleição de Iohannis principalmente sobre as promessas de emprego do presidente eleito, que teve uma vitória com 54% dos votos numa taxa de participação de 64%, um recorde no país. Grande parte dos votos para o então candidato do PNL veio do exterior, principalmente dos romenos que vivem em outros países da Europa. “Queremos nos desculpar com a população de Dolj [distrito romeno cuja capital é Craiova], que teve 60% dos votos em Victor Ponta, que não tenho mais coragem de demolir o estádio Oblemenco para construir um novo!… Pode ser construído em Sibiu, ou sei lá onde…. É difícil imaginar que seja na Oltênia… Hoje não tenho mais coragem de falar que a minha promessa vai se cumprir… Esperamos que a Diáspora [termo usado para se referir aos romenos que vivem no exterior] retornem para casa depois que deixaram o país, e que a taxa de desemprego seja zero, como é em Sibiu. Nós à disposição a terra livre e a falta de impostos e taxas. Eu entendi que os investidores virão junto com Iohannis. Estamos esperando”, anunciou a prefeita de Craiova pelo Facebook.

A última previsão era de que o Estádio Ion Oblemenco fosse demolido após o jogo do CS U Craiova contra o Steaua Bucareste pelas quartas-de-final da Copa da Romênia. A partida estava programada para março do ano que vem, mas esta fase foi antecipada para os dias 2 e 4 de dezembro. Desde que a demolição foi prometida pela primeira vez, para o final de 2013, houve outras três previsões: Entre fevereiro e março, em agosto e em setembro deste ano. E duas “últimas” partidas foram realizadas. Contra o Petrolul Ploiesti e contra o Botosani, pela Liga I. As diretrizes técnico-econômicas aprovadas no mês passado pelo governo da Romênia indicavam que o estádio deveria estar pronto em 17 meses. Até então, o processo de licitação para construção não havia sido nem mesmo iniciado.

O novo Ion Oblemenco custaria 55 milhões de Euros (aproximadamente R$179,5 milhões). O projeto tem financiamento de 90% do Ministério do Desenvolvimento Regional e Administrações Públicas através da Companhia Nacional de Investimentos e de apenas 10% da Prefeitura Municipal de Craiova. O estádio teria capacidade para 30.854 torcedores, 624 de lugares de imprensa e mais 222 lugares especiais para deficientes físicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s