Demolição do Estádio Ion Oblemenco já virou novela
Demolição do Estádio Ion Oblemenco já virou novela

O Estádio Ion Oblemenco, inaugurado em 26 de setembro de 1967 com o nome de Estádio Central, é um dos mais importantes da história do futebol romeno. De propriedade do Município de Craiova, já foi palco de diversas partidas da seleção romena e de conquistas da história do futebol de Craiova. Em 2012, a Prefeitura de Craiova, já no final do mandato de Antoine Solomon como prefeito, começou a estudar possibilidades de demolir o Estádio Ion Oblemenco para a construção de uma nova e moderna arena no lugar, que já era prometida desde a campanha eleitoral de Vasilescu em sua candidatura à prefeita. Desde então, já no mandato de Lia Olguta Vasilescu, mais de cinco datas para a demolição já foram estipuladas, e nenhuma foi cumprida. A imprensa romena anuncia, sem buscar grandes explicações e agora quase em escala mensal, um “último jogo histórico no Ion Oblemenco”, cujo anfitrião é o CS Universitatea Craiova.

A Prefeita Lia Olguta Vasilescu (Partido Social-Democrata) já adiou a demolição do Estádio Ion Oblemenco em três ocasiões
A Prefeita Lia Olguta Vasilescu (Partido Social-Democrata) já adiou a demolição do Estádio Ion Oblemenco em três ocasiões

A partida de 1º de novembro contra o Botosani, válida pela 13ª rodada da Liga I, foi o segundo jogo que deveria ter sido o último antes da demolição. Após o sorteio das partidas das quartas-de-final da Copa da Romênia, o CS U Craiova vai enfrentar o Steaua Bucareste no Ion Oblemenco. Agora, a direção do clube e a Prefeitura decidiram fazer deste o último jogo do estádio, porque se autoproclama rival do time da capital romena. E antes, o primeiro jogo da temporada que deveria ter sido o último do estádio foi contra o Petrolul Ploiesti, em 23 de agosto numa derrota por 2×0. A promessa de demolição do estádio estava prevista para setembro caso a partida contra o Petrolul fosse mesmo a de despedida.

A cada “última partida” do Estádio Ion Oblemenco, milhares de torcedores do CSU foram lesados, acreditando que estariam em uma partida histórica, ainda que não demonstrem insatisfação. Estes “últimos jogos” não trouxeram mais de 15 mil torcedores ao estádio, ainda longe da capacidade máxima que chega a mais de 25 mil lugares. A Prefeitura de Craiova e o CS Universitatea Craiova, que não dão explicações do atraso das obras, e a imprensa romena não cobra.

Mais do que os três “últimos” jogos do Estádio Ion Oblemenco, pelo menos quatro datas diferentes para a demolição do Ion Oblemenco foram anunciadas pela prefeita de Craiova, Lia Olguta Vasilescu. Em janeiro de 2013, quando nem o FC Universitatea Craiova havia voltado às competições e nem o CS Universitatea Craiova havia sido fundado, a demolição era prevista até o final daquele ano. Em dezembro de 2013, previa-se a demolição entre fevereiro e março de 2014. Em janeiro de 2014, a data estipulada foi o mês de agosto. E em agosto, adiaram para setembro.

No jornalismo romeno, não houve um questionamento sequer sobre o excesso de “últimos jogos” ou sobre os adiamentos. O jogo contra o Steaua na Copa da Romênia está programado para março de 2015, quase três anos após a veiculação das primeiras notícias sobre uma demolição futura do Ion Oblemenco em outubro de 2012. Após dois anos eleitorais (2012 em eleições municipais e 2014 em presidenciais) e quase um ano antes do prazo estipulado por Lia Olguta Vasilescu para a conclusão das obras (antes de novembro de 2016), o Estádio Ion Oblemenco não foi demolido, nenhuma explicação sólida foi dada e nenhum jornalista romeno foi atrás destas explicações. Ou pelo menos errou ao não publicar nos meios online.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s