Após o inacabado Guia da Liga I, O Craiovano parte com força total para uma nova série em que, a exemplo da România Mondiala, será finalizada: o Ranking dos 20 maiores clubes do futebol romeno no pós-2ª Guerra Mundial. Textos curtos com história, títulos, ídolos, curiosidades sobre os 20 + da Romênia.

O futebol romeno pode ser dividido em duas eras, no antes e depois da guerra. Antes, o futebol era dominado por equipes de Bucareste e Timisoara, principalmente: Venus Bucareste, Ripensia Timisoara e Chinezul Timisoara.  têm, desde de 1919 a 1940, 18 títulos. A maioria dos campeões e de outros clubes daquele período já não existem mais, foram extintos com a implementação do comunismo ou simplesmente se dissolveram por falta de dinheiro ou compromisso.

O nosso “ranking” começa com uma equipe que, se não tivesse sido campeã romena em 2008-09, provavelmente nunca estaria presente na lista: O Unirea Urziceni.

Unirea Urziceni levanta a taça da Liga I 2008-09: ostracismo, estrelato e extinção em menos de 10 anos (foto: Bogdan Maran / Mediafax)
Unirea Urziceni levanta a taça da Liga I 2008-09: ostracismo, estrelato e extinção em menos de 10 anos (foto: Bogdan Maran / Mediafax)

Fundado em 1954 no distrito de Ialomita, o Unirea nunca havia se destacado no cenário nacional, nunca indo além da terceira divisão até 2002. Em 2003, a empresa Valahorum, de construção civil, comprou o clube, e ao final da temporada 2005-06, o time conseguiu o acesso para a Liga I pela primeira vez desde sua fundação.

Antes da seleção, do Sporting Braga, do Sevilla e do Steaua, Rusescu era do Unirea
Antes da seleção, do Sporting Braga, do Sevilla e do Steaua, Rusescu era do Unirea

Após um modesto 10º lugar em sua primeira temporada na elite do futebol romeno, a temporada 2007-08 teve um final melhor, com o 5º lugar na Liga I e chegando até a final da Copa da Romênia, perdendo para o CFR Cluj. Com os grandes orçamentos, as boas contratações e a gerência do ex-lateral direito do Chelsea e da seleção, Dan Petrescu, o clube foi apelidado de “Chelsea de Ialomita”.

Em 2008-09,  o Unirea Urziceni conquistou o seu único título da Liga I,  ultrapassando o Dinamo Bucareste na antepenúltima rodada e se mantendo na liderança. (parênteses craiovanos: Foi a melhor temporada do FC Universitatea Craiova na década de 2000, conquistando um 7º lugar e chegando ao 3º, 5º e 6º lugares em algumas rodadas. Os artilheiros daquela edição foi Florin Costea, atacante da Stiinta que hoje está no CFR Cluj, e Gheorghe Bucur, do Politehnica Timisoara, com 17 gols). Assim, o Unirea foi para a Champions League.

Na temporada 2009-2010, o time foi eliminado na fase de grupos da Champions League, com um 3º lugar. O Grupo G terminou com o Sevilla em primeiro com 13 pontos, o Stuttgart em 2º com 9, o Unirea em 3º com 8 e o Rangers com 2. Com a terceira posição, o Chelsea de Ialomita ainda foi para a Liga Europa, mas foi eliminado pelo Liverpool.

Com o vice-campeonato da Liga I de 2009-10, o Unirea voltou à Champions em 2010-11, mas não chegou à fase de grupos, sendo eliminado pelo Zenit. E na Liga Europa, o time caiu contra o Hajduk Split, da Croácia. Começava o declínio. O dono do time, Dumitru Bucşaru, vendeu quase todo o elenco na primeira metade da temporada para pagar dívidas. Com jogadores emprestados dos times B de Dinamo e Steaua, o Unirea não conseguiu se salvar, ficando com o 17º lugar, a vice-lanterna da Liga I. Com a situação financeira mal administrada e o time endividado em 4 milhões de Euros, o clube se extinguiu em 2011, na mesma época do FC Universitatea Craiova.

Jogadores importantes:
Nomes muito relevantes na história recente do futebol romeno passaram pelo Unirea Urziceni. É o caso do atacante do Steaua e da seleção Raul Rusescu, e do atacante do Gencerbirligi, da Turquia, Bogdan Stancu.

Unirea-Urziceni@2.-other-logoFotbal Club Unirea Urziceni

Fundação: 1954
Extinção: 2011
Estádio: Tineretului, Urziceni (7.000 lugares)
Títulos: Liga I 2008-2009, Liga III 2002-03
Outros desempenhos marcantes:
Liga I 2009-2010 (vice-campeão)
Copa da Romênia 2007-08 (vice-campeão)
Supercopa da Romênia 2009 e 2010 (vice-campeão)
UEFA Champions League 2009-10 (fase de grupos)
UEFA Europa League 2009-10 (32-avos-de-final)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s