Gaman tenta convencer Ultra do FC U Craiova a deixar o campo em 2012 (foto: Libertatea)
Gaman tenta convencer Ultra do FC U Craiova a deixar o campo em 2012 (foto: Libertatea)

O CS Universitatea Craiova venceu o Brasov por 3×2 fora de casa nesta sexta-feira e vai se distanciando cada vez mais da zona de rebaixamento com o novo comando de Sorin Cârtu e Emil Sandoi, agora no 9º lugar da Liga I. Mas como já aconteceu nas partidas contra o Universitatea Cluj e contra o Dinamo Bucareste, mais uma vez houve constrangimento do time de Craiova que se autoproclama como o clube fundado em 1948: Um torcedor do FC Universitatea Craiova invadiu o campo do estádio Silviu Ploesteanu vestindo uma camisa com os dizeres “CSU nu e Stiinta” (CSU não é Stiinta, em tradução literal). Stiinta é o apelido do Universitatea Craiova e o nome original de 1948, Stiinta Craiova. A partida foi paralisada e o torcedor foi detido pelos seguranças e retirado do estádio.

É a primeira vez que há uma invasão de campo de um torcedor do FC Universitatea Craiova nesta temporada em protestos, mas não foi a única na história recente. Em 2012 e 2013, o movimento Justice for Craiova (Justiça por Craiova), que protestou contra a desfiliação abusiva do FC Universitatea Craiova impostas pela FRF e pela LPF em julho de 2011. Em 14 de março de 2013, um torcedor Ultra invadiu o Stamford Bridge, em Londres, aos 18 minutos do primeiro tempo  no jogo entre Chelsea e Steaua Bucareste, pelas oitavas-de-final da Liga Europa. O Ultra vestia uma camiseta preta com o escudo do FC Universitatea Craiova e a inscrição “Mititelu na cadeia” nas costas. Adrian Mititelu é o proprietário do clube desde 2004.

Em 30 de maio de 2012, outro Ultra protestou com invasão de campo, em Luzerna, na Suíça, na vitória da Romênia sobre os donos da casa por 1×0. Aos seis minutos do primeiro tempo, o Ultra chegou a discutir com o ex-zagueiro do FC Universitatea Craiova e que à época defendia o Astra Giurgiu, Valerica Gaman, que tentou convencê-lo a deixar o gramado.

O primeiro registro de invasão de campo foi em 9 de maio de 2012, após uma série de protestos de torcedores nas ruas de Craiova e Bucareste. Na final da Liga Europa entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao na Arena Nationala, dois torcedores invadiram o campo com camisetas apresentando-se como torcedores Ultras do FC Universitatea Craiova e com a inscrição “Justice for Craiova”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s