Iordanescu levou a Romênia ao 6º lugar na Copa de 1994 e pode voltar (foto: Mediafax)
Iordanescu levou a Romênia ao 6º lugar na Copa de 1994 e pode voltar (foto: Mediafax)

A Federação Romena de Futebol publicou um comunicado hoje no qual o presidente Razvan Burleanu propõe ao Comitê Executivo que Anghel Iordanescu, técnico da seleção nas Copas de 1994 e 1998, seja o novo treinador da Nationala após a saída Victor Piturca para o Al-Ittihad. A comissão técnica seria composta por três auxiliares, sendo eles o ex-técnico do Astra Giurgiu campeão da Copa e Supercopa da Romênia em 2013-14, Daniel Isaila, o ex-jogador da seleção e do Dinamo Bucareste, Viorel Moldovan, e Ionut Badea, ex-técnico de Otelul, Brasov e Universitatea Cluj. Na próxima segunda-feira, o Comitê Executivo da FRF vai analisar a proposta, e caso seja aprovada, uma coletiva de imprensa será realizada na sede da FRF já para apresentação da nova comissão técnica.

Aos 64 anos, Iordanescu é atualmente o diretor técnico da FRF e poderá começar a sua terceira passagem pela seleção romena, após os períodos de 1993 a 1998 e 2002 a 2004.  Como jogador, foi campeão de dois campeonatos romenos e quatro Copas da Romênia com o Steaua Bucareste. ele era auxiliar técnico de Emerich Jenei na conquista do título da Champions League com os ros-albastrii em 1985-86. Como técnico, conquistou mais quatro campeonatos e duas copas, além de vencer a Supercopa Europeia de 1986. No Oriente Médio, Iordanescu treinou Al-Hilal e Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e o Al Ain, dos Emirados Árabes. Com o Al=Hilal, venceu a AFC Champions League, a Copa do Príncipe e a Copa dos Campeões do Golfo. no Al-Ittihad, venceu a Champions League Árabe e outra AFC Champions League. no Al Ain, em 2001, a conquista foi a Copa do Presidente. O sucesso na Arábia Saudita abriu caminho para outros técnicos romenos. Atualmente, o Al-Ittihad está sob o comando do ex-técnico da seleção, Victor Piturca, e o Al-Hilal é treinado pelo ex-técnico do Steaua, Laurentiu Reghecampf.

O nome mais forte entre os auxiliares de Iordanescu é Viorel Moldovan, que estava treinando a seleção sub-21. O ex-atacante disputou as Copas de 1994 e 1998, e conquistou o acesso do Rapid Bucareste para a Liga I 2014-15 como treinador. Como jogador, passou por Gloria Bistrita, Dinamo, Rapid e Politehnica Timisoara, além de ter atuado em outros clubes europeus, como Fenerbahce, Coventry City, Grasshoppers e Nantes.

O comunicado da FRF também trouxe uma lista feita por Anghel Iordanescu com nomes dos jogadores que atuam fora da Romênia e que disputarão a partida contra a Irlanda do Norte, pelas Eliminatórias para a Eurocopa 2016, e para o amistoso contra a Dinamarca, respectivamente nos dias 14 e 18 de novembro. São 14 jogadores já convocados, dos quais dois são grandes surpresas: o atacante George Puscas, de 18 anos, da Internazionale, e o meio-campista Eric Bicfalvi, de 26 anos, do Volyn Lutsk, da Ucrânia. Os dois estão sendo convocados pela primeira vez à seleção principal.

Confira a lista dos 14 convocados por Anghel Iordanescu:

Goleiros:
Costel Pantilimon (Sunderland-ING)
Ciprian Tatarusanu (Fiorentina-ITA)

Zagueiros:
Vlad Chiriches (Tottenham-ING)
Florin Gardos (Southampton-ING)
Dragos Grigore (Toulouse-FRA)
Cosmin Moti (Ludogorets-BUL)

Lateral-esquerdo:
Razvan Rat (PAOK-GRE)

Volantes:
Ovidiu Hoban (Hapoel Be’er Sheva-ISR)
Mihai Pintilii (Al-Hilal-ARA)

Meias:
Eric Bicfalvi (Volyn Lutsk-UCR)
Alexandru Maxim (Stuttgart-ALE)
Gabriel Torje (Konyaspor-TUR)

Atacantes:
George Puscas (Internazionale-ITA)
Bogdan Stancu (Genclerbirligi-TUR)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s