Steaua vence e lidera Grupo J, Astra perde de novo e só se classifica com milagre: A Romênia na Liga Europa

Matador: Rusescu vive boa fase no Steaua e fez os dois gols da vitória sobre o Rio Ave (foto: Getty Images)
Matador: Rusescu vive boa fase no Steaua e fez os dois gols da vitória sobre o Rio Ave (foto: Getty Images)

Steaua e Astra disputaram ontem a 3ª rodada dos seus respectivos grupos na Liga Europa, e conseguiram resultados e classificações opostas. Se de um lado os campeões romenos venceram o Rio Ave, de Portugal, na Arena Nationala por 2×1, os campeões da Copa e da Supercopa da Romênia continuam a crise após perderem para o Celtic na Escócia por 2×1. Agora, o Steaua é o líder do Grupo J, com seis pontos, à frente do Dinamo de Kiev e do Aalborg por saldo de gols, enquanto o Astra se distancia muito de uma classificação já que continua sem pontuar e na lanterna do Grupo D.

Na Arena Nationala, Rusescu abriu o placar aos 17 minutos de jogo. Râpa cruzou da direita, mas a bola foi muito forte e chegou do outro lado para o outro lateral, Latovlevici. De primeira, o camisa 14 do Steaua fez novo cruzamento e o atacante antecipou a zaga para cabecear e abrir o placar. O Rio Ave até tentou reagir, e no total, finalizou mais do que o Steaua (chutou 15 vezes, enquanto os donos da casa chegaram 12), mas faltou pontaria nas jogadas que chegavam para Esmaël Gonçalves e Diego Lopes, e os ros-albastrii aproveitaram para ampliar.

Aos 45 do primeiro tempo, Rusescu recebeu um passe de Latovlevici pela esquerda, na intermediária. Avançou, a defesa portuguesa deu espaço e chutou com efeito, no canto esquerdo do goleiro brasileiro Cássio (que jogou no Vasco de 2004 a 2007). A bola ainda quicou antes de entrar.

No segundo tempo, o Rio Ave foi mais rápido na resposta. Aos três minutos, Yonathan Del Valle acertou um lindo chute de fora da área, no canto alto de Arlauskis, e diminuiu a vantagem. O Rio Ave buscou o empate a partir de então, mas a falta de sorte e competência nas finalizações favoreceu o Steaua, que no último minuto, acertou a bola na trave com o meia Stanciu.

Já na Escócia…

… O Astra acumulou seu quarto jogo consecutivo sem vitória com a derrota para o Celtic, em Glasgow. Num jogo bastante disputado e com oportunidades para as duas equipes, 0s gols saíram apenas na segunda metade da etapa complementar, e os romenos conseguiram causar algum perigo em ataques com Enache, Budescu e o japonês Seto Takayuki.

Após desperdiçar algumas chances, Scepovic conseguiu abrir o placar, após cobrança de falta de Stokes. O jogador do Celtic cabeceou e a bola ainda bateu no travessão, e Lung Jr. não pôde fazer nada. Os romenos se desestabilizaram, e seis minutos depois, os escoceses ampliaram. Em cruzamento rasteiro pela direita, Ben Youssef furou a intercepção, Lung Jr. não segurou e Johansen mandou pro gol. O Astra ainda diminuiu aos 36. William Amorim cruzou rasteiro no primeiro poste e Enache, desajeitado, conseguiu tocar na saída do goleiro e fazer um gol chorado. Sem nenhum ponto após três rodadas, a classificação do time do técnico Oleh Protasov para a próxima fase é quase impossível.

As duas equipes romenas voltam à campo pela competição europeia em 6 de novembro, contra os mesmos adversários. O Astra recebe o Celtic no Marin Anastasovici, enquanto o Steaua visita o Rio Ave em Vila do Conde, em Portugal.

 

Steaua Bucareste 2×1 Rio AveArena Nationala, Bucareste, Romênia
Quinta-feira, 23 de outubro de 2014
3ª rodada do Grupo J da Liga Europa

Steaua Bucareste: Arlauskis; Latovlevici, Papp, Szukala, Râpa; Sânmartean (Filip 44′-2ºt), Prepelita, Tanase, Rusescu (Stanciu 24′-2ºt), Popa (Breeveld 22′-2ºt); Keseru
Técnico: Constantin Gâlca

Rio Ave: Cássio; Tiago Pinto, Gouano, Marcelo, Nuno Lopes; Tarantini, Wakaso, Diego Lopes, Del Valle (Renan Bressan 36′-2ºt), Ukra (Boateng 24′-2ºt); Esmaël Gonçalves (Ahmed Hassan 30’2ºt)
Técnico: Pedro Martins

Trio de arbitragem: Lee Evans (País de Gales), auxiliado por Philip Thomas (País de Gales) e Edward King (País de Gales)

Gols: Raul Rusescu (17′-1ºt e 45′-1ºt) e Yonathan Del Valle (3′-2ºt)

 GRUPO J Jogos Pontos
FC Steaua Bucureşti Steaua Bucareste 3 6
FC Dynamo Kyiv Dinamo Kiev 3 6
Aalborg BK Aalborg 3 6
Rio Ave FC Rio Ave 3 0

Celtic 2×1 Astra GiurgiuCeltic Park, Glasgow, Escócia
Quinta-feira, 18 de setembro de 2014
3ª rodada do Grupo D da Liga Europa

Celtic: Gordon; Izaguirre, Van Dijk, Denayer, Lustig; Johansen, Mulgrew (Wakaso 21-‘2ºt), Brown; Stokes (Kayal 32′-2ºt), Scepovic e McGregor (Tonev 12′-2ºt)
Técnico: Ronny Deila

Astra Giurgiu: Lung Jr; Júnior Morais, Oros, Ben Youssef, Pliatsikas; Yahaya, Laban (Florescu 43′-2ºt), William Amorim (Rus 42′-2ºt), Takayuki (Fatai 33′-2ºt), Enache; Budescu
Técnico: Oleh Protasov

Trio de arbitragem Kristinn Jakobsson (Islândia), auxiliado por Gylfi Mar Sigurdsson (Islândia) e Sigurdur Oli Thorleifsson (Islândia)

Gols: Stefan Scepovic (28′-2ºt), Stefan Johansen (34′-2ºt) e Gabriel Enache (36′-2ºt)

 

 GRUPO D Jogos Pontos
FC Salzburg Red Bull Salzburg 3 7
Celtic FC Celtic 3 7
GNK Dinamo Zagreb Dinamo Zagreb 3 3
FC Astra Giurgiu Astra Giurgiu 3 0
Stefan Johansen comemora o segundo gol do Celtic, enquanto o goleiro Silviu Lung Jr. (fundo), não se conforma com a falha (foto: Getty Imagens
Stefan Johansen comemora o segundo gol do Celtic, enquanto o goleiro Silviu Lung Jr. (fundo), não se conforma com a falha (foto: Getty Imagens
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s