"Perdão, achamos que vocês fossem o U Craiova": Dinamovistii ironizam CS U Craiova
“Perdão, achamos que vocês fossem o U Craiova”: Dinamovistii ironizam CS U Craiova (foto: Cosmin Iftode)

O CS Universitatea Craiova visitou o Dinamo Bucareste no Stefan cel Mare, pela 10ª rodada da Liga I, e mais uma vez um jogo dos oltênios se destacou pelo que aconteceu fora das quatro linhas, desta vez nas arquibancadas. Faixas dos torcedores dos Câinii Rosii questionavam e ironizavam o CS U Craiova em relação a “autoidentificação” do clube como o tradicional Universitatea Craiova fundado em 1948. Além das faixas, outro destaque, maior, foi a homenagem ao zagueiro Catalin Hîldan, que em 5 de outubro de 2000 faleceu em campo aos 24 anos num amistoso do Dinamo.

Torcida do Dinamo repudiou o CS U Craiova e sua origem
Torcida do Dinamo repudiou o CS U Craiova e sua origem

Em uma das faixas expostas pela torcida vermelha no estádio, estava escrito “Bine ati venit inapoi”, que significa “bem-vindos de volta”, pois o último jogo de uma equipe de Craiova contra o Dinamo no Stefan cel Mare foi em 14 de novembro de 2010, que terminou com o placar em Dinamo 2×2 FC Universitatea Craiova. Na faixa abaixo, a ironia: “Pardon, credeam ca U Craiova sunteti voi” (“Perdão, achávamos que vocês fossem o U Craiova”). Outra faixa na arquibancadas diziam “Echipe de traditie dispar datorita unor asa zisi Ultras si primari” (“times de tradição desaparecem devido a uns ditos Ultras e prefeitos”).

Uma faixa no lado da torcida do CS Universitatea Craiova, contraditória, defendia seus torcedores: “Nossa crença não depende de empresários falsos. A paixão pela Stiinta não se privatiza. 1948: Ano de fundação do Clubul Sportiv”, em tradução livre. A grande controvérsia está na “privatização do clube”, uma vez que o time de futebol Clubul Sportiv Universitatea Craiova também não é estatal e de propriedade da Universidade de Craiova, mas sim de Mihai Rotaru, empresário do ramo de engenharia civil, e do investidor Adrian Andrici, em parceria com a Prefeitura de Craiova.

Não é a primeira vez que adversários do CS U Craiova questionam a sua autodenominação como o clube tradicional da Romênia fundado em 1948. O técnico do Universitatea Cluj, George Ogararu, se recusou a chamar o clube oltênio de Universitatea em 22 de setembro, momentosantes da partida entre U Cluj e CS U Craiova.

A principal atração foram os balões luminosos lançados pela torcida do Dinamo com o rosto de Hîldan, e entoou um canto especial para a homenagem: “Aleo, aleooo, Cătălin Hîldan înseamnă Dinamo” (“Catalin Hîldan significa Dinamo”, em tradução literal). O zagueiro disputou oito partidas pela seleção romena e chegou a ser convocado para a Euro 2000. Um dos setores do Stefan cel Mare foi nomeado “Catalin Hîldan” após sua morte por ataque cardíaco em 5 de outubro de 2000, durante um amistoso contra o time amador FC Oltenita.

Dentro de campo, a partida terminou em 1×1, com o CS U Craiova saindo na frente com um gol contra de Steliano Filip. O empate veio com um pênalti duvidoso para o Dinamo, convertido por Bilinski. O CS Universitatea Craiova agora está na 11ª posição com 12 pontos, enquanto o Dinamo está em 5º lugar, com 19. A rodada acaba nesta segunda com o jogo entre Târgu Mures e CFR Cluj.

Balões luminosos são lançados ao céu em homenagem póstuma a Catalin Hîldan (foto: Gazeta Sporturilor)
Balões luminosos são lançados ao céu em homenagem póstuma a Catalin Hîldan (foto: Gazeta Sporturilor)
Anúncios

Um comentário em “Torcedores do Dinamo ironizam identidade do CS U Craiova

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s