Depois de Dobrin e antes de Hagi, Balaci foi a grande estrela do futebol romeno (foto: Eduard Enea/Adevarul)
Depois de Dobrin e antes de Hagi, Balaci foi a grande estrela do futebol romeno (foto: Eduard Enea/Adevarul)

199Um dos maiores ídolos da história do futebol de Craiova e da Romênia, Ilie Balaci, faz seu 58º aniversário hoje. Nascido em 8 de setembro de 1956 na comuna de Bistret, no distrito de Dolj (do qual Craiova é a capital), o “Milagre Loiro”, conhecido pela técnica refinada e na qualidade do passe, foi revelado no Universitatea Craiova em 1973, participando da campanha do primeiro título da elite do futebol romeno na história do clube, em 1973-74.De fato, dos dez títulos mais importantes da história da Stiinta (quatro Liga I e seis Copas da Romênia), Balaci esteve presente em sete: Os campeonatos de 1973-74, 1979-80 e 1980-81 e as Copas nacionais de 1976–77, 1977–78, 1980–81 e 1982–83. Disputou 285 jogos e marcou 76 gols.

Além disso, foi fundamental nas campanhas da Copa da UEFA de 1982-83, quando o Universitatea Craiova se tornou o primeiro time romeno a chegar nas semifinais da competição, e na Champions League de 1981-82, em que o clube foi o primeiro do país a chegar nas quartas-de-final, sendo eliminado apenas pelo poderoso Bayern de Munique. Um empate em 1×1 na Alemanha e uma derrota por 2×0 em Craiova não tiraram a grandeza da façanha do time que tinha em Balaci a sua principal estrela, ainda contava com Silviu Lung, Zoltan Crisan, Rodion Camataru, Aurel Ticleanu e Ion Geolgau. Aliás, em 1981 e 1982, o camisa 8 do U Craiova foi premiado como o melhor jogador do país.

Em 1985-86 aos 29 anos, após passar por sucessivas lesões, o Milagre Loiro foi para o Olt Scornicesti, time da cidade do ditador Nicolae Ceausescu. E de 1986 a 1988, jogou no Dinamo Bucareste, onde encerrou a carreira de forma precoce, aos 32 anos, por causa do excesso de contusões.

Na seleção romena, Balaci jogou durante 17 anos. Disputou 69 jogos e marcou sete gols, sendo uma das principais estrelas da Nationala que se classificou pela primeira vez à Eurocopa, em 1984, na França.

De 1992 até ano passado, Balaci foi técnico de vários clubes, e dirigente do Universitatea Craiova em 2009 (ele é graduado na Academia de Ciências Econômicas de Bucareste). Na Ásia e na África, conquistou títulos continentais e nacionais com clubes do Marrocos, Catar, dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita. Na Romênia, treinou Pandurii Târgu Jiu em 1988-89 e o extinto Drobeta Turnu-Severin de 1989 a 1991, além do FC Universitatea Craiova em 1998 e 2001.

Nos conflitos de Craiova

Ilie Balaci sempre se mostrou mais ao lado do FC Universitatea Craiova e resistente ao CS Universitatea Craiova, criticando duramento o clube principalmente no ano passado. Ultimamente, com o CSU se consolidando, o ex-jogador e técnico está mais tolerante com o clube, apoiando-o pelos seus ex-colegas que trabalham na equipe e pela cidade. Ainda assim, é bastante crítico em relação ao desempenho e à administração do clube que hoje disputa a Liga I.

A um passo do Milan

Em 1982, o Milagre Loiro surpreendia a Europa capitalista com seus belos desempenhos na Nationala e no Universitatea Craiova, atraindo a atenção de vários clubes. Em 30 de dezembro daquele ano, em Craiova, Ilie Balaci havia assinado um contrato com dirigentes do Milan, e estava com os dias contados para sair do país, que estava sob regime comunista. Em 13 de janeiro de 1983, estaria na Itália. O desfecho da história permanece um mistério. “O General Nicolae Stan, à época presidente do Conselho Nacional de Educação Física e Esporte, me havia dito um dia que, se tivéssemos propostas de clubes do exterior, poderíamos assinar porque ele tinha o aval de Ceausescu para nos deixar sair. O que aconteceu depois, não soube mais, por que não saí”, explicou Balaci em entrevista ao jornal Adevarul, em abril deste ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s