Com golaço e ótima atuação de Chipciu, o Steaua eliminou o Aktobe na Arena Nationala (foto: Libertatea)
Com golaço e ótima atuação de Chipciu, o Steaua eliminou o Aktobe na Arena Nationala (foto: Libertatea)
Decepção em Cluj-Napoca: CFR Cluj perdeu ida e volta contra o Dinamo Minsk e está fora da Liga Europa (foto: Antena 3)
Decepção em Cluj-Napoca: CFR Cluj perdeu ida e volta contra o Dinamo Minsk e está fora da Liga Europa (foto: Antena 3)

Astra Giurgiu, CFR Cluj, Petrolul Ploiesti e Steaua Bucareste disputaram nesta semana as partidas de volta nas competições europeias. Apenas o CFR Cluj foi desclassificado, após perder por 2×0 ontem, em casa, para o Dinamo Minsk e deixar o placar agregado em 3×0 para os bielorrussos. Aos 25 minutos do segundo tempo, Stasevich cobrou falta com perfeição, no ângulo direito de Felgueiras, e abriu o placar. Dez minutos depois, o mesmo Stasevich sofreu um pênalti duvidoso cometido por Camora. O árbitro francês Antony Gautier marcou e Udoji bateu forte no canto para fechar a conta.

Na quarta-feira, o Steaua venceu o Aktobe, do Cazaquistão, por 2×1 na Arena Nationala. Logo aos três minutos de jogo, num contra-ataque fulminante após escanteio cobrado pelos visitantes, Adi Popa arrancou pela ponta direita e cruzou rasteiro para Alex Chipciu abrir o placar. Aos 38, a vantagem foi aumentada num gol de placa. Após o ataque iniciado com passes rápidos no campo de defesa, Latovlevici, Prepelita e Chipciu fizeram uma triangulação fantástica pelo lado esquerdo. Chipciu cruzou e Stanciu completou com uma finalização precisa, sem chances para o goleiro (confira a partir de 1’20” no vídeo abaixo). A bola ainda bateu no travessão antes de balançar as redes cazaques. O Aktobe diminuiu  aos 40 minutos. Após falha na defesa do Steaua num levantamento para dentro da grande área, Kapadze completou. Faltava um gol para que o jogo fosse para a prorrogação, mas não deu tempo, e os romenos seguiram adiante na competição.

O Astra passou o Slovan Liberec e agora enfrenta o tradicional Lyon (foto: CTK)
O Astra passou o Slovan Liberec e agora enfrenta o tradicional Lyon (foto: CTK)

Após vencer em Giurgiu o Slovan Liberec por 3×0, o Astra foi à República Tcheca nesta quinta e conseguiu a classficação vencendo a segunda partida por 3×2 num jogo que conseguiu ser emocionante, se desconsiderarmos a goleada no jogo anterior. Aos 36 do primeiro tempo, o Astra armou um contra-ataque e o nigeriano Fatai serviu Gabriel Enache livre de marcação, que chutou cruzado para abrir a conta. Mas no final do segundo tempo, os tchecos conseguiram a virada. Após levantamento para a área na cobrança de falta pela esquerda, Sural ficou sozinho para cabecear bonito e empatar, sem chances para Lung Jr. E três minutos depois, a defesa afastou mal um cruzamento também vindo do lado esquerdo e Obrocnik encheu o pé para deixar o placar em 2×1 para a equipe da casa. O técnico Daniel Isaila mexeu na equipe, e as mudanças não poderiam fazer efeito melhor, já que o Astra conseguiu a vitória com dois gols, um de Bukari e outro de Rus, que deram a vitória. Aliás, o gol de Bukari teve participação especial do brasileiro William de Amorim, que fez a tabela para deixar o atacante na cara do gol e sacramentar a classificação.

O Petrolul atropelou o Viktoria Plzen na República Tcheca com direito a um futebol empolgante e grande atuação de Mutu
O Petrolul atropelou o Viktoria Plzen na República Tcheca com direito a um futebol empolgante e grande atuação de Mutu

Mas de todas as quatro equipes romenas que jogaram nas competições europeias nesta semana, a sensação foi o Petrolul. Um empate em 1×1 em casa havia deixado o time do técnico Razvan Lucescu com uma tarefa mais difícil. Mas visitando o Viktoria Plzen, os Lobos Amarelos conseguiram golear por 4×1. Aos 20 do primeiro tempo, Pablo de Lucas cobrou falta da intermediária lançando para dentro da área e Filipe Teixeira conseguiu completar de primeira, sem marcação, para fazer seu segundo gol na competição. E quem também marcou seu segundo gol foi o veterano Adrian Mutu. Aos 38 minutos, o atacante de 35 anos recuperou a bola no meio campo, arrancou, buscou o espaço e acertou um chutaço de fora da área, lembrando os velhos tempos de Fiorentina. O Viktoria Plzen diminuiu com uma troca rápida de passes dentro da área do Petrolul até Pilar chutar no cantinho do goleiro brasileiro Peterson Peçanha aos 40. Três minutos depois, Mutu cruzou da esquerda e o espanhol Pablo de Lucas marcou de cabeça. 3×1 só no primeiro tempo. Na segunda etapa, Filipe Teixeira fez belo passe para o atacante israelita Toto Tamuz, que dominou e chutou cruzado aos 24 minutos para enterrar qualquer esperança que restasse ao Viktoria Plzen.

O Steaua segue adiante na Champions League, e Astra e Petrolul estão a apenas dois jogos da fase de grupos da Liga Europa, mas estes dois vão enfrentar adversários bastante complicados, principalmente o time de Giurgiu. No próximo dia 19, os atuais campeões romenos enfrentam o Ludogorets, da Bulgária, na Arena Nationala. Dois dias depois, em 21 de agosto, o Astra vai enfrentar o Lyon em casa pelos play-offs, enquanto o Petrolul enfrenta o Dinamo Zagreb, da Croácia, no Estádio Ilie Oana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s