Guia da Liga I #8: CS Universitatea Craiova

O CS U Craiova mudou tanto que não conseguiu manter o bom futebol da temporada passada, quando time era comandado pelo técnico Gavril Balint (foto: csuc.ro)
O CS U Craiova mudou tanto que não conseguiu manter o bom futebol da temporada passada, quando time era comandado pelo técnico Gavril Balint (foto: csuc.ro)

Muitos achavam que o acesso não aconteceria. Que haveria intervenção da nova gestão da FRF, que haveria intervenção do Tribunal Arbitral do Esporte, que a regra que só permite a subida de divisão a equipes com três anos de filiação à federação seria respeitada e não abolida, mas a verdade é que o CS U Craiova está na elite do futebol romeno na temporada 2013-14, e com cada vez mais torcida.

Cerca de 15 mil pessoas foram ao estádio Ion Oblemenco para assistir ao empate com o Pandurii Târgu Jiu em 1×1, na primeira rodada. Um público muito bom para a média romena. Com o fim do arquirrival FC Universitatea Craiova, o time ganha cada vez mais torcedores que querem voltar a ver um time de ponta em Craiova, e a resistência é cada vez menor.

O CS Universitatea Craiova ainda não engrenou na temporada. Na Copa da Liga, perdeu para o Rapid, e na estreia na Liga I, empatou com o Pandurii num jogo horrível e com muitos gols perdidos pelo principal jogador no ataque, o atacante Costin Curelea. Muito disso se deve à reformulação que o time teve e a mudança de técnico. O campeão da Liga II, Gavril Balint, não renovou o contrato e a diretoria buscou o controverso e inexperiente Ionel Gane.

Além disso, o clube abriu os cofres da prefeitura e trouxe 14 novos jogadores, alguns deles com renome. O zagueiro marfinense Stephane Acka, que jogou pelo FC Universitatea Craiova na última temporada, o meia Alexandru Mateiu, do Brasov (e que esteve presente na última convocação da seleção romena), e o lateral-direito Ovidiu Dananae, que estava no Apollon Limassol do Chipre e passou a maior parte da carreira no FC Universitatea Craiova são os principais reforços que farão companhia a Vatajelu, Ferfelea, Curelea, Plesan, Brac e cia.

Grande parte do elenco campeão da Liga II na temporada passada foi dispensada, e alguns dos jogadores haviam chegado neste ano com muitas expectativas de sucesso, como o belga Vandelannoite e o lateral-direito macedônio Tome Kitanovski. Outro jogador de renome,o meia Dacian Varga, não acertou a renovação e foi dispensado.

Com tantas renovações, vai levar um tempo até o CS Universitatea Craiova chegar ao potencial, ainda mais com Ionel Gane no comando. Uma troca de técnico pode acelerar o processo, mas totalmente dependente de Curelea, que está em má fase, para fazer os gols, a equipe vai penar para ganhar os grandes jogos. A força no Estádio Ion Oblemenco e o excesso de equipes mais fracas que o CSU deverão fazer com que a equipe passe a temporada sem grandes sustos.

Palpite d’O Craiovano: Figuração

Confira quem chegou e quem saiu do CS U Craiova na janela de transferências.

1406327750_001
Curelea perde muitos gols, mas é a grande esperança no ataque do CS U Craiova (foto: csuc.ro)

Quem chegou:
Goleiro:
Catalin Straton (ex-Vaslui)
Zagueiros:
Cosmin Frasinescu (ex-Gaz Metan Medias)
Stephane Acka (ex-FC Universitatea Craiova)
Adrian Avramia (ex-CSMS Iasi)
Kay (ex-Belenenses-POR)
Laterais-direitos:
Sebastian Achim (ex-Petrolul Ploiesti)
Ovidiu Dananae (ex-Apollon Limassol-CHP)
Meio-campistas:
Sergiu Neacsa (ex-Corona Brasov)
Nuno Rocha (ex-Marítimo-POR)
Madson (ex-Vaslui)
Nicusor Bancu (ex-Olt Slatina)
Alexandru Mateiu (ex-Brasov)
Atacantes:
Andrei Herghelegiu (ex-CSMS Iasi)
Alexandru Baluta (ex-Viitorul Constanta)

Quem saiu:
Goleiro: 
Nemanja Latinovic (dispensado)
Zagueiros:
Silviu Izvoranu (Râmnicu Vâlcea)
Razvan Patriche (dispensado)
Vukasin Tomic (dispensado)
Laterais-direitos:
Tome Kitanovski (Vozvodac-SER)
Jason Vandelannoite (dispensado)
Marian Carja (dispensado)
Lateral-esquerdo:
Zoran Ljubinkovic (dispensado)
Meio-campistas:
Ionut Stancu (Râmnicu Vâlcea)
Enache Caju (Râmnicu Vâlcea)
Claudiu Dragu (Fortuna Brazi)
Gabriel Precup (Caransebes)
Adrian Ionescu (dispensado)
Florin Patrascu (dispensado)
Dacian Varga (dispensado)
Atacante:
Adrian Voinea (volta de empréstimo ao Pandurii Târgu Jiu)

O reformulado CSU tem jogadores de muita qualidade, mas Ionel Gane não encontrou a forma ideal. No meio, Ferfelea é a principal arma, mas jogadores como Mateiu e Plesan podem cumprir a função. Os ataques se concentram pela esquerda, com o lateral da seleção Vatajelu e com Bancu. Todos concentram esforços em servir Curelea, que tem perdido muitos gols.
O reformulado CSU tem jogadores de muita qualidade, mas Ionel Gane não encontrou a forma ideal. No meio, Ferfelea é a principal arma, mas jogadores como Mateiu e Plesan podem cumprir a função. Os ataques se concentram pela esquerda, com o lateral da seleção Vatajelu e com Bancu. Todos concentram esforços em servir Curelea, que tem perdido muitos gols.

Clubul Sportiv Universitatea CraiovaCS_U_Craiova

Fundação: julho de 2013*
Site:
csuc.ro
Estádio: Ion Oblemenco (25.252)
Apelido: Stiinta
Patrocinador: KDF Energy e Prefeitura Municipal de Craiova
Material esportivo: Joma
Proprietário: Adrian Andrici e Mihai Rotaru
Presidente:  Adrian Andrici
Técnico: Ionel Gane
Títulos: 1 Liga II (2013-14)*
Classificação Liga I 2013-14: Subiu da Liga II

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s