Guia da Liga I #3: Brasov

Nota d’O Craiovano: Se você curte curiosidades, confira antes no final do texto os motivos para as cores do FC Brasov serem o amarelo e o preto
_________________

fc_brasov_-_steaua_bucuresti_4_20130410_1845351567
O Brasov se salvou do rebaixamento na temporada passada por pura sorte (foto: fcbrasov.ro)
Com Mateiu, o Brasov só foi salvo porque o Vaslui se endividou. Agora sem o craque, o rebaixamento pode ser questão de tempo (foto: Dolce Sport)
Com Mateiu, o Brasov só foi salvo porque o Vaslui se endividou. Agora sem o craque, o rebaixamento pode ser questão de tempo (foto: Dolce Sport)

Os últimos quatro colocados na Liga I da temporada passada seriam rebaixados para a Liga II. Seriam porque o Fotbal Club Brasov, um tradicional clube médio do país, teve muito mais sorte do que técnica, tática, organização ou juízo. Foram 38 pontos em 9 vitórias, 11 empates e 14 derrotas e a péssima 15ª colocação. A Liga I tem 18 clubes, os quatro últimos são o 15º, 16º, 17º e 18º. Mas na Romênia, quem se endivida demais, é rebaixado. E foi o caso do Vaslui, que terminou a temporada passada na 5ª colocação. Foi rebaixado e quem se safou era quem ocupava o lugar na zona de rebaixamento, justamente o Brasov.

Agora que a Liga I terá seis equipes rebaixadas (do 13º ao 18º) para que a temporada 2015-16 tenha 14 clubes na elite, as chances do Brasov diminuem consideravelmente. Para não depender de novo da sorte, o time do Estádio Silviu Ploesteanu preferiu manter o técnico Cornel Talnar e teve que se movimentar na janela de transferências, já que perdeu o seu principal jogador. O meia Alexandru Mateiu, de 25 anos, chegou a ser convocado pelo técnico Victor Piturca para disputar os amistosos contra Albânia e Argélia em maio e junho, mas já estava de saída para o CS Universitatea Craiova.

Para repôr a perda, o Brasov trouxe dois jogadores experientes: Catalin Munteanu, de 35 anos, que estava no Dinamo Bucareste, e Marin Constantinescu, de 32, que jogou a temporada passada no Ceahlaul Piatra Neamt. Outros reforços vieram de clubes da Liga I, como o atacante Liviu Ganea, do CFR Cluj, que vem por empréstimo, o meia Tiberiu Petris, do Târgu Mures, e o meia Catalin Cristea, do Pandurii Târgu Jiu. Peças de composição de elenco também estiveram na “lista de compras”: O zagueiro Sebastian Remes, que estava no FC Universitatea Craiova e jogou durante as últimas semanas do clube, e o lateral-esquerdo Daniel Barna, do Farul Constanta. Voltam de empréstimo sete jogadores: Do Corona Brasov, (clube que extinguiu seu departamento de futebol), chega o volante Horia Popa. Do Unirea Tarlungeni, voltaram o goleiro Florin Iacob, o lateral-esquerdo Florin Dumbrava e o zagueiro Gabriel Frincu. E completando a lista, o lateral-direito Emanuel Cretulescu retorna do Zagon, da Liga III, e o meia Alexandru Tutu volta de empréstimo do SC Bacau.

Além de Mateiu, outros oito jogadores saíram. Um deles foi o artilheiro do clube na última temporada, o atacante Andrei Cristea que foi para o Gabala, do Azerbaijão, outro se aposentou: o lateral-esquerdo Cristian Ionescu. Dois foram dispensados: Serban Moraru (lateral-direito) e Iulian Popa (atacante). Outros cinco atletas já estão em outras equipes: Janos Szekely (lateral-direito – Târgu Mures), Marius Constantin (zagueiro – Târgu Mures), Davide Dias (atacante – Santa Clara-POR), Diogo Fonseca (atacante – Freamunde-POR) e Romeo Surdu (atacante – Milsami Orhei-MOL).

Apesar da grande quantidade de transferências, o Brasov não vem tão modificado. Pelas oitavas da Copa da Liga, teve poucas mudanças em relação ao time da temporada passada. A grande diferença são as ausências de Cristea e Mateiu. Estas perdas, aliadas à nova medida da FRF de rebaixar um terço dos clubes participantes do campeonato deixam a situação dos Stegarii bastante delicada.

Palpite d’O Craiovano: candidato ao rebaixamento

Talnar supre a falta de Mateiu com Munteanu, e tem opções que podem ser úteis principalmente do meio pra frente. Paun e Catalin Cristea pela esquerda, e se Buga não resolve na frente, Ganea veio do CFR Cluj para tentar resolver após a saída do artilheiro Andrei Cristea. A dupla de zaga romeno-portuguesa segue a mesma.
Talnar supre a falta de Mateiu com Munteanu, e tem opções que podem ser úteis principalmente do meio pra frente. Paun e Catalin Cristea pela esquerda, e se Buga não resolve na frente, Ganea veio do CFR Cluj para tentar resolver após a saída do artilheiro Andrei Cristea. A dupla de zaga romeno-portuguesa segue a mesma.

 

bv_91997800Fotbal Club Brasov

Fundação: 1936
Site:
fcbrasov.ro
Estádio: Silviu Ploesteanu (8.800)
Apelido: Stegarii (literalmente os porta-bandeiras)
Patrocinador: Roman Caminhões e ônibus, NaturaPark, Allview e Silnef M.G.
Material esportivo: Puma
Presidente:  Ioan Neculaie (também proprietário)
Técnico: Cornel Talnar
Títulos: 6 Liga II (1956, 1967–68, 1979–80, 1983–84, 1998–99 e 2007–08) e 1 Liga III (2003-04)
Classificação Liga I 2013-14: 15º

 

Curiosidades históricas:

-Apesar de nunca ter conquistado um título do Campeonato Romeno e nem ter feito grandes performances nos torneios continentais, o Brasov ganhou a primeira Copa dos Balcãs em 1960-61. Era um torneio menor, disputado por equipes da Romênia, Bulgária, Grécia, Turquia, Iugoslávia e Albânia, muitas vezes posto de lado pelos clubes. Nos pontos corridos, o Brasov terminou à frente contra Levski Sofia-BUL, Partizan Tirana-ALB, Fenerbahce-TUR e AEK Atenas-GRE.

As cores originais do Brasov eram azul e vermelho até 1966, quando a seleção olímpica da Romênia foi fazer uma excursão no Uruguai. E após uma partida entre a Nationala olímpica e o Peñarol, um jogador do Brasov, Csaba Gyorffy, recebeu do capitão adversário, o equatoriano Alberto Spencer a camisa dos Carboneros. Gyorffy ficou fascinado pela camisa e suas cores, e passou a utilizá-la nos treinos no Brasov.

A decisão de mudar as cores do clube veio do técnico Silviu Ploesteanu (que dá nome ao estádio do clube), considerando que a identificação dos jogadores do Brasov seria mais fácil. E então, desde janeiro de 1967, o Brasov é o “Peñarol” romeno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s