Guia da Liga I #1: Astra Giurgiu

A ideia original era produzir um guia em forma de revista impressa, mas ficou muito em cima da hora para fazer o planejamento gráfico e apurar informações importantes, já que a Liga I começa na próxima sexta. Então, resolvemos fazer postagens diárias sobre cada uma das 18 equipes da Liga I em ordem alfabética para que você possa ficar por dentro da elite do futebol romeno nesta temporada! Todos os clubes terão suas informações postadas aqui até a quarta rodada da Liga I.

__________________

Gaman, Júnior Morais, Budescu, Gaman: a base do Astra está mantida para títulos além da Supercopa (foto: Laurentiu Mich/Mediafax)
Gaman, Júnior Morais, Budescu, Laban: a base do Astra está mantida para títulos além da Supercopa (foto: Laurentiu Mich/Mediafax)

 

Aos 25 anos, Budescu é o cara do Astra Giurgiu (foto: ProSport)
Aos 25 anos, Budescu é o cara do Astra Giurgiu (foto: ProSport)

O Astra Giurgiu vive o melhor momento de sua história de quase 93 anos, já que seus únicos dois títulos de elite foram conquistados neste ano. Em 23 de maio, a primeira conquista, a da Copa da Romênia 2013-14, sobre o Steaua, nos pênaltis. E em 11 de julho, vitória sobre o Steaua, também nos pênaltis pela Supercopa da Romênia. Ambos os títulos foram conquistados superando o maior time do país, ambos os títulos tinham Daniel Isaila no comando, ambos os títulos foram conquistados na Arena Nationala, em Bucareste. A base do time está mantida, o técnico foi mantido, e o atual campeão da Liga I, o Steaua, vem com diversas reformulações. Tudo conspira para mais uma grande temporada da equipe de Giurgiu. E vem ainda com uma motivação a mais, após ter goleado o Brasov por 4×1 fora de casa garantindo a classificação para as quartas-de-final da Copa da Liga no último sábado.

O principal reforço com a janela de transferências foi a manutenção da melhor equipe que o clube já teve. Silviu Lung Jr, Valerica Gaman, Constantin Budescu, Denis Alibec, Júnior Morais, Seto Takayuki, Gabriel Enache, Vincent Laban, todos seguem na equipe. De novidades, o Astra tem o retorno do nigeriano Kehinde Fatai, que voltou de empréstimo do Club Brugge-BEL, e um nome de peso: o zagueiro e lateral-direito Cristian Oros, ex-Brasov e Rapid, estava no Hoverla Uzhorod, da Ucrânia, e é o principal reforço na temporada. E o atacante Bogdan Rusu retornou de empréstimo do SC Bacau, que disputou a Liga II no ano passado, mas não deve fazer parte dos planos de Isaila.

Lung Jr foi revelado no FC Universitatea Craiova e é um dos melhores goleiros romenos atualmente (foto: Gazeta Sporturilor)
Lung Jr foi revelado no FC Universitatea Craiova e é um dos melhores goleiros romenos atualmente (foto: Gazeta Sporturilor)

Algumas peças importantes saíram, como o zagueiro e lateral-direito Paul Papp, que volta de empréstimo ao Chievo-ITA, e o atacante português Yazalde, volta pelos mesmos motivos ao Sporting Braga-POR. o volante francês Karim Abdul Yoda não renovou seu contrato e foi para o Getafe-ESP. O volante Andrei Muresan e o lateral-direito Laurentiu Iorga, que não foram muito utilizados no ano passado, foram para o Sheriff-MOL e para o Otelul Galati, respectivamente.

A fórmula da equipe de Daniel Isaila é a mesma de sempre, um 4-2-3-1 com o capitão Budescu tendo a tarefa de ser o cérebro no ataque. Na lateral-direita o titular Matel está com uma grave lesão no menisco e ficará alguns meses de fora. O volante ganês Yahaya foi improvisado na Supercopa da Romênia na Copa da Liga, mas Oros também poderá fazer esta função. Basicamente, é o time duas vezes campeão sobre o Steaua, com alguns retoques.

Palpite d’O Craiovano: Luta pelo título

Isaila pode mudar a equipe sem grandes perdas no nível técnico. No lugar de Cristescu, pode jogar o brasileiro William de Amorim, e Fatai e Bukari deverão revezar no ataque até que um dos dois se firme na posição
Isaila pode mudar a equipe sem grandes perdas no nível técnico. No lugar de Cristescu, pode jogar o brasileiro William de Amorim, e Fatai e Bukari deverão revezar no ataque até que um dos dois se firme na posição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

astra-giurgiu.fwAsociatia Fotbal Club Astra Giurgiu

Fundação: 18/09/1921
Site:
afcastragiurgiu.ro
Apelido: Dracii Negri (Diabos negros)
Estádio: Marin Anastasovici (7.500)
Patrocinador: InterAgro
Material esportivo: Puma
Presidente: Ioan Niculae (também proprietário)
Técnico: Daniel Isaila
Títulos: 1 Copa da Romênia (2013-14), 1 Supercopa da Romênia (2014) 1 Liga II (1997-98) e 1 Liga III (2007-08)
Rival: Petrolul Ploiesti
Classificação Liga I 2013-14:

Curiosidades históricas:

-O Astra Giurgiu foi fundado em Ploiesti, e após várias mudanças de nome até os anos 90, o clube se fundiu com o seu maior rival, o Petrolul Ploiesti, em 2003. O clube voltou em 2005, e se mudou para Giurgiu em 2012.
-O Astra nunca foi um clube de grande expressão no futebol romeno. Sempre esteve migrando entre as divisões inferiores e fazendo figuração em algumas temporadas na Liga I. A partir do final da última década, o clube se manteve na Liga I, e está pela terceira vez consecutiva na Liga Europa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s