Compositor do hino do Universitatea Craiova completaria 71 anos hoje

Paunescu é um dos grandes ícones da cultura contemporânea romena (foto: Ionut Tabultoc)
Paunescu é um dos grandes ícones da cultura contemporânea romena (foto: Ionut Tabultoc)

Há exatos 71 anos, nascia na comuna romena e atualmente moldava de Copaceni, no distrito de Sîngerei, na Bessarábia, Adrian Paunescu. Poeta, político, jornalista, escritor, compositor, ele  foi uma das figuras mais influentes da arte contemporânea romena. Passou sua infância na comuna de Bârca, no distrito de Dolj, no sudoeste romeno, e completou seus estudos de segundo grau em Craiova. Depois, estudou Filologia na Universidade de Bucareste.

Torcedor do Universitatea Craiova, Paunescu não chegou a vivenciar os conflitos do futebol de Craiova envolvendo FC Universitatea Craiova e CS Universitatea Craiova. Faleceu em 5 de novembro de 2010 em consequência de um edema pulmonar. Era torcedor do único grande clube da cidade, fundado em 1948 e que conquistou o país como Clubul Sportiv e que posteriormente se desvincularia do clube esportivo, tornando-se Fotbal Club. Um dos mais ilustres torcedores da Stiinta, Paunescu é o autor da Canção à Oltênia (Cântec pentru Oltenia), uma homenagem à região que abrange os distritos de Dolj, Gorj, Vâlcea, Olt e Mehedinti e ao Universitatea Craiova.

Lançada em 16 de março de 1983, logo após a classificação do clube sobre o Kaiserslautern, da Alemanha, para as semi-finais da Copa da UEFA, a música se tornou o novo hino do clube. Eternizava-se o apelido “Os Campeões de um Grande Amor”, devido ao grande apoio que todo o país dava àquela equipe na competição europeia. Há também um hino antigo, O Iubire Alb-Albastra (Um amor alvi-azul), composto pelo músico Tudor Gheorghe, que faz umas das interpretações mais famosas do Cântec pentru Oltenia.

Autor de 50 livros, sendo a maioria de poesia, Paunescu também fez sucesso na música com o Cenaclul Flacara, um fenômeno cultural romeno entre os anos 70 e 80 em que diversos músicos e bandas da Romênia apresentavam espetáculos de música e poesia em várias formações diferentes. Também havia interpretações de sucessos do lado ocidental da cortina de ferro, como Beatles e Stevie Wonder. Entre 1973 e 1985, o Cenaclul Flacara fez 1615 apresentações.

Em 1973, Adrian Paunescu assume a direção da tradicional revista de atualidades Flacara. Mas como sua relação com o governo comunista de Nicolae Ceausescu era ambígua (com parte da obra exaltando o regime e críticas feitas publicamente ao chefe de Estado), ele foi impedido de continuar na administração da revista após a queda do comunismo romeno. Em 1999, foi editor do jornal esportivo Sportul Romanesc, e também passou a participar de programas de futebol e de transmissões ao vivo na emissora Antena 1. Também foi apresentador de vários programas e em 2000 chegou a ter seu próprio talk-show, “O noapte cu Adrian Paunescu” (Uma noite com Adrian Paunescu).

Adrian Paunescu sempre esteve voltado com a esquerda política.  Membro do Partido Comunista Romeno desde agosto de 1968, se absteve da política por pouco tempo após o fim do comunismo. Foi senador pelos distritos de Dolj de 1992 a 2004 e Hunedoara de 2004 a 2008. Esteve afiliado ao Partido Socialista dos Trabalhadores e ao Partido Social-Democrata. Chegou até a concorrer nas eleições à presidência de 1996 com o PST, mas não passou do primeiro turno. Em seus mandatos, sempre buscou o apoio à cultura e à arte, assumindo a presidência de comissões do Senado para arte, cultura e comunicação.

Confira a interpretação de Cântec pentru Oltenia do Cenaclul Flacara:

E uma versão atual de Tudor Gheorghe:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s