Em noite de Lung Jr. e dupla brasileira, Astra vence Steaua nos pênaltis e conquista Supercopa

Astra nunca havia sido campeão, e conquistou dois títulos nos últimos três meses (foto: Raed Krishan - GSP.ro)
Astra nunca havia sido campeão, e conquistou dois títulos nos últimos três meses (foto: Raed Krishan – GSP.ro)

A Supercopa da Romênia 2014 de hoje marcou o desempate entre as duas melhores equipes do país na atualidade. O Astra Giurgiu conquistou a Copa da Romênia 2013-14 contra o Steaua nos pênaltis, e foi vice-campeão da Liga I. E o Steaua foi vice da Copa e campeão da Liga I de forma antecipada. E os dois times voltaram a se encontrar nesta sexta-feira, na Arena Nationala, em Bucareste, o mesmo palco da final da Copa.

Tanase tenta o corte em Yahaya (foto: Raed Krishan - GSP.ro)
Tanase tenta o corte em Yahaya (foto: Raed Krishan – GSP.ro)

O time da capital estava reformulado após o desmanche com as transferências do final da temporada. Sem o técnico campeão Laurentiu Reghecampf e sem três jogadores importantes: O goleiro Ciprian Tatarusanu, que foi vendido para a Fiorentina, o volante Mihai Pintilii, vendido para o saudita Al-Hilal (mesmo clube de Reghecampf, e o atacante italiano Federico Piovaccari, que voltou de empréstimo para a Sampdoria. Além disso, os meias Lucian Sânmartean (suspenso por expulsão na final da Copa) e Adrian Popa e o zagueiro Florin Gardos ficaram de fora da escalação. Quem assumiu a equipe foi o ex-jogador das Copas de 1994 e 1998, Constantin “Costel” Gâlca, que estreava como técnico de uma equipe profissional.

Por outro lado, o Astra manteve a base da equipe campeã da Copa da Romênia, e contava agora com o atacante nigeriano Kehinde Fatai, que voltou de empréstimo do Cercle Brugge. Mas teve desfalques, como o lateral-direito Alexandru Măţel, o atacante Denis Alibec e o volante Karim Abdul Yoda.

O reinício da temporada romena foi melancólico pelo baixo público: menos de 10 mil torcedores foram à Arena Nationala. Mas a partida foi bastante disputada, com as duas equipes jogando aberto e buscando o gol até o último minuto.  E com uma atuação espetacular de Silviu Lung Jr, goleiro do Astra.

Quem atacou primeiro foi o time alvinegro, com Budescu, aos dez minutos. O capitão e camisa 10 veio em velocidade na ponta esquerda e lançou Enache do outro lado. A bola foi forte demais, deu tempo do camisa 9 chutar pro gol, mas o goleiro Arlauskis fez a defesa em sua estreia pelo clube.

Mas depois só deu Steaua. Aos 28, Latovlevici lança Stanciu pela esquerda. O camisa 12 cruza e Iancu completa pro gol, mas a bola sai torta pelo lado direito de Lung Jr. Outra grande chance veio com o zagueiro Varela, após cobrança de escanteio. A bola ainda quica no chão antes de Lung Jr. fazer a sua terceira boa defesa no jogo.

De tanto insistir, o Steaua finalmente conseguiu abrir o placar. Bobeira na saída de bola do Astra, a posse fica com Tanase, que faz bom drible para se livrar da marcação. O brasileiro Junior Morais precisa sair da marcação e deixa Chipciu nas costas. Tanase lança o camisa 7 com um bonito passe, e ele chuta cruzado sem chances para Lung Jr. Um a zero aos 44 do primeiro tempo.

No intervalo, o técnico Daniel Isaila fez duas mudanças na equipe. Tirou o atacante Bukari e o meia Cristescu para a entrada de Fatai e William de Amorim. O time fica mais ofensivo, e mesmo com o Steaua ainda dominante, o gol de empate sai aos 28 da segunda etapa. William de Amorim é acionado na esquerda e toca atrás para o zagueiro Ben Youssef. Ele faz o cruzamento curto e Enache cabeceia, deslocando Arlauskis. 1×1.

Lung defende o pênalti de Filip e se consagra como herói da partida (foto: Raed Krishan - GSP.ro)
Lung defende o pênalti de Filip e se consagra como herói da partida (foto: Raed Krishan – GSP.ro)

Aos 38, o Steaua veio com perigo de novo. Keseru, que havia substituído Iancu sete minutos antes, recebeu de Chipciu na intermediária e mandou uma bomba. Lung Jr teve que saltar no àngulo direito para fazer a melhor defesa do jogo e botar pra escanteio.

A partida foi para a prorrogação e as duas equipes ainda jogavam abertamente e em busca do gol, mas não conseguiram o mesmo desempenho e chances de gol, e a decisão foi para os pênaltis. Mais uma vez, como na final da Copa da Romênia entre as duas equipes.

E com o mesmo desfecho. O Steaua perdeu a segunda cobrança, com Silviu Lung Jr. defendendo o chute de Filip. Todos os outros jogadores acertaram suas cobranças e coube ao capitão e camisa 10 Constantin Budescu converter o pênalti que deu ao Astra Giurgiu o segundo título de sua história de 93 anos. Foi a segunda conquista em menos de dois meses, o segundo título conquistado em cima do Steaua e o segundo título da carreira do técnico Daniel Isaila (o primeiro foi a Copa da Romênia do Astra).

 

Confira os melhores momentos no vídeo descrito com áudio em português.

455_liveSteaua Bucareste 1×1 Astra Giurgiu528_live (3×5 nos pênaltis) – Arena Nationala, Bucareste, Romênia.
Sexta-feira, 11 de julho de 2014

455_liveSteaua Bucareste: Arlauskis; Rapă, Varela, Szukala, Latovlevici; Prepeliţă, L. Filip; Chipciu, Stanciu (Pîrvulescu 33′-2ºt), Tănase; Iancu (Keşeru 27′-2ºt)
Técnico: Costel Gâlcă

528_liveAstra Giurgiu: Lung jr; Yahaya, Ben Youssef, V. Găman, J. Morais; Laban, Takayuki, Enache, Budescu, Cristescu (William de Amorim int.); Bukari (Fatai int.)
Técnico: Daniel Isăilă

Pênaltis:
Gaman 1 –  Keseru 1
Takayuki 2 – Filip X
Júnior Morais 3 – Pîrvulescu 2
Laban 4 – Latovlevici 3
Budescu 5 –                      

Trio de arbitragem:  Alexandru Tudor (Bucareste), auxiliado por Mirchea Mihail Grigoriu (Bucareste) e Alexandru Cerei (Cluj-Napoca)

Gols: Alexandru Chipciu (44′-1ºt) e Gabriel Enache (28′-2ºt)

Anúncios

Um comentário em “Em noite de Lung Jr. e dupla brasileira, Astra vence Steaua nos pênaltis e conquista Supercopa

  1. ñ era pra o steaua ganhar mesmo, o lung jogou demais ontem, e mais uma vez o steaua perdeu pro astra nos penaltis, igual na copa da romênia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s