Há exatamente um ano, O Craiovano ia ao ar, com as páginas de contextualização apresentando a história do Universitatea Craiova, o maior ídolo da história do clube e os motivos da existência do blog.

Três dias depois, em 13 de julho de 2013, era publicada a primeira postagem. Uma retrospectiva do conflito Mititelu x Olguta, no início da instituição do CS Universitatea Craiova e do início da dualidade. Com o novo clube sendo bastante rejeitado pelas pessoas a princípio, O Craiovano adotou inicialmente uma linha clara: apoio ao FC Universitatea Craiova em detrimento do CS Universitatea Craiova. Aos poucos, a Romênia passava a conhecer o blog e as reais intenções deste trabalho: A finalização com um documentário sobre os conflitos entre CS Universitatea Craiova e FC Universitatea Craiova.

Os primeiros meses do blog foram de contextualização e tentativas de aproximação do público brasileiro, mas a Romênia, e especialmente Craiova foram os principais leitores, e sempre lideraram como “audiência”. Em 2013, foram produzidos boletins sobre todos os jogos oficiais do FC Universitatea Craiova, entrevistas com o jogador Ionut Mirzeanu e o capitão do time, Madalin Ciuca.

Em 2014, O Craiovano passou a pautar também a mídia romena. Em janeiro, quando o jogador lituano Nerijus Valskis foi contratado pelo CS U Craiova, a mídia lituana confundiu os clubes CSU e FCU na hora de noticiar a transferência. A matéria do blog foi republicada no site esportivo de cobertura nacional Stiri de Sport.

Em 25 de janeiro de 2014, O Craiovano trouxe, com um texto em romeno (mal escrito gramaticamente devido ao lento aprendizado autodidata da língua), um posicionamento claro sobre os conflitos entre FCU e CSU. Com a grande repercussão, começaram a ser publicados pequenos “editoriais” em romeno, todo sábado. Também em janeiro, o site Verminosos por Futebol, do jornalista Rafael Luis Azevedo, publicou uma matéria sobre o trabalho desenvolvido n’O Craiovano.

À medida em que as opiniões sobre os clubes ficavam mais divididas e que a mídia romena passava a olhar e a ser pautada por O Craiovano (todas as notícias relacionadas ao blog podem ser vistas na seção “Craiovano por aí”, no menu à direita, a linha editorial do blog passou a ser mais moderada, trazendo informações sobre o FCU e o CSU. Quando o FCU acabou, em março, a seção de editoriais em romeno havia acabado. E o principal tema do blog também. Era hora de mudar.

Mais diversificado, a partir de abril O Craiovano trouxe séries e conteúdos especiais: Facut in Brazilia, entrevistas exclusivas com jogadores brasileiros que atuam ou atuaram no futebol romeno; e România Mondiala, um grande arquivo de todas as participações romenas em Copas do Mundo. A cobertura se ampliou para a Liga I e a seleção romena, sem se perder do foco: Craiova. Entrevistamos jornalistas conhecidos na Romênia, como o colunista do Stiri de Sport, Alin Fornade, e com Emanuel Rosu, da ProTV e do site e canal por assinatura Sport.ro. Rosu é o representante da imprensa romena que votou nas duas últimas edições da Bola de Ouro da FIFA.

Além disso, tivemos a matéria com o colecionador de camisas do futebol romeno, Fernando Silva, o blog furou a imprensa do Brasil e da Romênia com as notícias sobre as transferências de Jean Chera na Romênia e com uma entrevista exclusiva com o jogador sobre esta etapa da sua carreira.

Fica aqui um agradecimento especial ao público brasileiro e ao romeno, principalmente, que abraçou o projeto e sempre me atende muito bem. Aos brasileiros, obrigado por estarem lendo, por estarem se interessando pela história dos conflitos do futebol de Craiova e pelo futebol romeno em geral. Há um ano, criei o blog para mera documentação, e hoje ele tem o seu público, a sua influência, a sua credibilidade. E isto não tem preço para um estudante de jornalismo.

Segue o jogo. Vamos adiante com O Craiovano. E daqui a pouco mais de um ano, deverei estar em Craiova para gravar o documentário sobre os conflitos entre FCU e CSU, já encerrando o curso de jornalismo com este que será meu Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Muito obrigado a todos;

 

João Vítor Roberge

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s