A Copa do Mundo reúne 32 seleções e 736 jogadores. E destes 736, nenhum atua em clubes romenos, mas cinco já passaram pela Romênia: os laterais-esquerdos Álvaro Pereira (Uruguai) e Constant Djakpa (Costa do Marfim), o atacante Carlos Costly (Honduras), o zagueiro Ousmane Viera (Costa do Marfim) e o goleiro Beto (Portugal). Com exceção do uruguaio, que chegou às oitavas-de-final, nenhum passou da fase de grupos.

Viera comemora o 200º gol do Pandurii na Liga I (foto: Agerpress)
Viera comemora o 200º gol do Pandurii na Liga I (foto: Agerpress)

Dos cinco, três passaram pelo CFR Cluj: Álvaro Pereira em 2008-09, Ousmane Viera de 2008 a 2010 (ambos disputaram a Champions League daquele ano pelo clube), e o goleiro português Beto, que teve a passagem mais recente, em 2011-12. Mas Viera teve uma ligação maior com o futebol romeno. Após passar pelo CFR Cluj, ele foi emprestado ao hoje extinto International de Arges na temporada 2009-10. E até metade do ano passado, estava no Pandurii Târgu Jiu, clube da Oltênia, região de Craiova. Ele marcou o gol de número 200 do clube na Liga I, na vitória por 2×0 sobre o Mioveni fora de casa. Hoje, o zagueiro está no Çaykur Rizespor, da Turquia.

O Pandurii Târgu Jiu foi o clube de outro marfinense que esteve na Copa do Mundo de 2014, o lateral-esquerdo Constant Djakpa. Ele jogou a temporada 2007-08 na equipe do distrito de Gorj e marcou dois gols.

O hondurenho Carlos Costly teve uma rápida passagem pelo FC Vaslui em 2010, marcando quatro gols em 13 jogos. Uma fratura no tornozelo em uma partida contra o CFR Cluj o impediu de disputar a Copa do Mundo daquele ano. Devido a atraso de salários, o jogador saiu para o Atlas, do México, no final da temproada 2010-11.

Na Copa

Álvaro Pereira disputou 29 partidas e fez um gol pelo CFR Cluj (Foto: NewsIn)
Álvaro Pereira disputou 29 partidas e fez um gol pelo CFR Cluj (Foto: NewsIn)

Dos marfinenses, apenas Djakpa entrou em campo. Foi aos 30 minutos do segundo tempo, no lugar de Arthur Boka, na vitória por 2×1 sobre o Japão, na estreia.

Costly jogou todas as partidas de Honduras na Copa, marcando também o único gol de seu país na competição, contra o Equador.

Após a goleada da Alemanha sobre Portugal por 4×0, Beto substituiu o lesionado Rui Patrício e esteve em campo nos empates com os Estados Unidos por 2×2 e a vitória sobre Gana por 2×1.

Álvaro Pereira foi mais longe. Não jogou a desastrosa estreia contra a Costa Rica, mas foi titular em todos os outros jogos, sendo substituído no segundo tempo contra Itália e Colômbia.
Em que clubes jogam atualmente:
Álvaro Pereira: São Paulo
Carlos Costly: Real España-HON
Ousmane Viera: Çaykur Rizespor-TUR
Constant Djakpa: Eintracht Frankfurt-ALE
Beto: Sevilla-ESP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s