O dia em que 25 mil torcedores do U Craiova foram a Bucareste ver a final da Copa da Romênia

Em 6 de maio de 1998, o FC Universitatea Craiova disputou a final da Copa da Romênia no Stadionul National (atual Arena Nationala) contra o Rapid Bucareste. Perdeu, por 1×0, gol de Lucian Marinescu, de pênalti, aos 22 minutos do segundo tempo. Apesar da derrota, a Stiinta conseguiu um feito comparável à vitória do campeão. 25 mil torcedores de todo o país foram ao estádio assistir à grande final, frente a 40 mil torcedores do Rapid. Até hoje é o maior público visitante da história do futebol romeno.

A derrota do Universitatea Craiova serviu de revanche para o Rapid. Quatro dias antes da final, os Giulesteni eram líderes do campeonato romeno (na época chamado de Divizia A), e as duas equipes empataram em 2×2 no Ion Oblemenco na última rodada. E com um gol não marcado do Rapid. Marinescu arriscou de fora, a bola bateu no travessão, depois dentro do gol e saiu. E como o Steaua Bucareste goleou o Gloria Bistrita por 5×2 em casa, conquistou o título na última rodada. O Universitatea Craiova terminou a temporada num modesto 8º lugar.

Quem faria o gol do título do Rapid na Copa era o próprio Lucian Marinescu, autor do gol anulado que poderia ter dado o título da Divizia A ao clube da capital. Catalin Popa sofreu o pênalti duvidoso cometido por Marius Iordache, e Marinescu deslocou Tiberiu Lung para marcar o gol do título. Aquela final teve três expulsões: Stefan Nanu, do Rapid, e Nastasie e Suciu do U Craiova, todas no segundo tempo.

O Universitatea Craiova tinha como técnico o espanhol José Ramón Alexanko, ex-jogador da seleção espanhola, do Barcelona. Ele treinaria o National Bucareste na temporada seguinte, e de 2000 a 2002, foi assistente técnico do Barcelona, não prosseguindo sua carreira. Cornel Frasineanu, que jogou pelo FC U Craiova em 2013-14 aos 37 anos, jogou a final. Outros jogadores que marcaram a história do clube e tiveram passagens pela seleção romena, como o zagueiro Emil Sandoi, revelado nos anos 80 durante a melhor geração da história do clube, a Craiova Maxima (ele chegou a aceitar um cargo de diretoria do FC U Craiova em janeiro, mas nunca assumiu a função), o meia Eugen Trica e o atacante Ionel Ganea, atual técnico do Universitatea Cluj.

O técnico do Rapid era Mircea Lucescu, ponta-direita da seleção romena que jogou a Copa de 1970 e atualmente treina o Shakhtar Donetsk. O lateral-direito, Mircea Rednic, fez mais de 80 jogos pela seleção e disputou a Copa de 1990. Outro que merece destaque é o goleiro Bogdan Lobont, que atualmente está na Roma, mas teve passagens por Dinamo, Fiorentina e Ajax. Foi o goleiro titular da Nationala antes de Ciprian Tatarusanu.

Rapid Bucareste 1×0 Universitatea Craiova – Stadionul National Lia Manoliu”, Bucareste, Romênia
Público: aprox. 65.000

Rapid Bucareste: Lobont; Bolohan, Stanciu, Rednic, Dulca, Nanu; Marinescu, Bugeanu (Bundea 31′-2ºt), Iftodi; Pancu (Maier 19′-2ºt) e Sumudica (Popa 19′-2ºt)
Técnico: Mircea Lucescu

Universitatea Craiova:
 Lung*; Nastasie, Sandoi, Curt, Iordache; Frasineanu (Buia 26′-2ºt), Cristescu (Suciu 17′-2ºt), Vancea, Trica; Lutu (Niculescu 26′-2ºt) e Ganea
Técnico: José Ramón Alexanko

Trio de arbitragem: Marcel Lica, auxiliado por Patritiu Abrudan e Nicolae Grigorescu

Gols: Lucian Marinescu (22′-2ºt)

Cartões amarelos:
Rapid: Stanciu, Nanu, Marinescu, Bugeanu e Popa
U Craiova: Nastasie e Vancea
Cartões vermelhos:
Rapid: Nanu
U Craiova: Nastasie e Suciu

*Tiberiu Lung, irmão de Silviu Lung Jr, goleiro do Astra Giurgiu, e filho de Silviu Lung, preparador de goleiros do CS U Craiova.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s