Astra Giurgiu conquistou o primeiro título em sua história (foto: afcastragiurgiu.ro)
Budescu é o primeiro capitão do Astra Giurgiu a levantar um troféu (foto: afcastragiurgiu.ro)

De um lado, estava o maior clube da Romênia, com 25 títulos da liga e 21 da copa (o último em 2010-11), uma Champions League, uma Supercopa da UEFA e seis Supercopas da Romênia. Do outro, um clube médio e tradicional, porém sem títulos desde que foi fundado em 1921. A final da Copa da Romênia 2013-14 colocava frente a frente campeão e vice da Liga I, as duas equipes que derrubaram seus maiores rivais nas semifinais. O Steaua atropelou o Dinamo, e o Astra passou pelo Petrolul com um gol no último minuto. Apesar da disparidade em títulos, o duelo realizado ontem era um jogo entre os dois melhores times do país atualmente.

Os stelisti estavam com clima de despedida, porque a partida foi a última do goleiro Ciprian Tatarusanu, que está no clube desde 2008, vai para a Fiorentina na próxima temporada. Outras saídas são a do lateral-esquerdo Iasmin Latovlevici, que irá para o Dinamo Zagreb, da Croácia, e a do técnico Laurentiu Reghecampf que vai treinar o Al-Hilal, da Arábia Saudita.  Outro que deve deixar a equipe que foi campeã romena com três rodadas de antecedência é Cristian Tanase, um dos principais ídolos do time. Com o time sendo reformulado para 2014-15, os torcedores ros-albastri que foram à Arena Nationala queriam mais um título para fechar a temporada de forma impecável.

Yoda e Tanase brigam pela bola: A partida foi muito equilibrada em  todos os 120 minutos (foto: Alex Nicodim/GSP.ro)
Yoda e Tanase brigam pela bola: A partida foi muito equilibrada em todos os 120 minutos (foto: Alex Nicodim/GSP.ro)

Já o Astra Giurgiu, vice-campeão romeno, buscava o primeiro título de sua história de 93 anos. No elenco, dois brasileiros: o meia William Amorim e o lateral-esquerdo Júnior Morais; e dois ex-jogadores do FC Universitatea Craiova: o goleiro Silviu Lung Jr, filho do ex-goleiro e ídolo Silviu Lung, e o zagueiro Valerica Gaman, que foram revelados em Craiova e foram para o Astra após a desfiliação de 2011. O Steaua também tinha um ex-jogador da Stiinta: o meia Andrei Prepelita.

O primeiro tempo teve menos chances de gol, com o Steaua fazendo ditando o ritmo de jogo, e o Astra fazendo a marcação e tentando sair nos contra-ataques. Até os 18 minutos, nenhum time causou perigo ao adversário. A primeira boa finalização saiu num chute de Cristian Tanase, do Steaua, bem defendido por Lung Jr. Aos 40 minutos, o Astra chegou mais perto, com o cabeceio de Gaman após cobrança de escanteio de Budescu, mas a bola passou por cima do gol. Aos 44, o zagueiro polonês do Steaua, Lukas Szukala, arriscou de fora da área, mas a finalização saiu torta pela linha de fundo. Insatisfeito com a atuação do meio-campista macedônio Daniel Georgievski, o técnico Laurentiu Reghecampf o substituiu por Claudiu Keseru antes do intervalo, aos 46 minutos.

A segunda etapa foi muito mais movimentada. Logo aos sete minutos, o meia veterano Lucian Sanmartean, de 34 anos, foi expulso após uma entrada dura no capitão adversário, Constantin Budescu. Em desvantagem numérica, o Astra se animou mais a sair pro jogo, principalmente com Budescu e o francês Karim Yoda, que aos 22 minutos, fez bela jogada pela ponta direita, driblou Varela e Szukala, e chutou com a perna canhota já na pequena área, mas Tatarusanu fez grande defesa em dois tempos. Aos 33, o técnico do Astra, Daniel Isaila, substituiu o atacante ganês Sada Bukari por Denis Alibec, outro atacante. E já aos três minutos, Alibec partiu do meio-campo, driblou três jogadores do Steaua e lançou para Budescu na esquerda. O camisa dez devolveu para o centroavante, que com um belo chute, forçou Tatarusanu a fazer outra grande defesa. O goleiro se tornava o nome do jogo em sua última partida pelo Steaua, que tentava atacar com Latovlevici, Tanase e Keseru.

Astra comemora título sobre o Steaua após ter sido vice dos stelisti na Liga I. (Foto: Alex Nicodim/GSP.ro)
Astra comemora título sobre o Steaua após ter sido vice dos stelisti na Liga I. (Foto: Alex Nicodim/GSP.ro)

Os 90 minutos não foram suficientes para definir o campeão, e a partida foi para a prorrogação. Aos 8 minutos, Alibec recebeu o vermelho direto. Varela deu o carrinho para impedir o atacante de progredir com a bola, e o árbitro Ovidiu Hategan interpretou que o atacante chutou o adversário para cair. Com dez para cada lado, o Steaua voltou a ser mais perigoso, com Keseru e Chipciu. Aos 14 minutos, o italiano Piovaccari fez boa tabela dentro da grande área e fuzilou, mas Lung Jr fez uma defesa fantástica para a linha de fundo. O zero a zero se prolongou pelos 30 minutos da prorrogação, e a decisão ficou mesmo para os pênaltis. O caboverdiano Varela cobrou muito mal e Silviu Lung defendeu. Mas quando era para abrir a vantagem, Tatarusanu defendeu o chute de Cristescu. O capitão do Steaua, Pintilii, isolou a bola na sequência, e então, o atacante português Yazalde mandou para o fundo das redes e fez a festa da torcida do Astra, numa vitória histórica e heroica. Foi a primeira conquista de Daniel Isaila como treinador. Ele chegou no clube em abril do ano passado, se demitiu em março e foi readmitido neste mês.

Confira os melhores momentos da partida em português no vídeo abaixo:


Steaua Bucareste x Astra Giurgiu 
– Arena Nationala, Bucareste.

455_live Steaua Bucareste: Tătăruşanu; Georgievski (Keseru 46′-1ºt), Varela, Szukala, Latovlevici; Pintilii, Prepeliţă (Rapa 26′-2ºt), Popa (Piovaccari 35′-2ºt), Sanmărtean, Tănase; Chipciu
Técnico: Laurentiu Reghecampf

528_liveAstra Giurgiu: Lung Jr; Măţel, Ben Youssef, Găman, Junior Morais; Yahaya (Cristescu int. do 2ºt e pro.), Laban, Yoda (William Amorim int-pro), Budescu, Bukari (Alibec 26′-2ºt); Yazalde
Técnico: Daniel Isaila

Trio de arbitragem: Ovidiu Hategan (Arad), auxiliado por Octavian Sovre (Oradea e Miclos Istvan Nagy (Cluj-Napoca)

Cartões vermelhos:Cartões amarelos:
Steaua Bucareste: Lukaz Szukala, Lucian Sanmartean, Yazalde.
Astra Giurgiu: Valerica Gaman, Júnior Morais, Vincent Laban, Marian Cristescu, Andrei Prepelita, Ben Youssef

Steaua Bucareste: Lucian Sanmartean
Astra Giurgiu: Denis Alibec

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s