Steaua Bucareste vence U Cluj fora e conquista o 25º título da Liga I

Prepelita e Tanase comemoram o gol do 25º título do Steaua (foto: GSP.ro)
Prepelita e Tanase comemoram o gol do 25º título do Steaua (foto: GSP.ro)

O Steaua Bucareste conquistou seu 25º título do Campeonato Romeno ontem, após uma vitória sobre o Universitatea Cluj por 1×0 na Cluj Arena, com um gol do meia Andrei Prepelita aos 45 minutos do primeiro tempo. Bastava a equipe vencer a partida para garantir matematicamente e com três rodadas de antecedência o segundo título consecutivo da competição. Ainda há chances de os stelisti conquistarem mais um título na temporada, caso vençam o Astra Giurgiu no próximo dia 23 pela final da Copa da Romênia.

O único clube romeno a vencer uma UEFA Champions League só sofreu uma derrota em 31 jogos. Não fosse a derrota em pleno Ghencea na 27ª rodada para o Vaslui por 1×0, o Steaua poderia estar comemorando um título invicto até o momento. Soberanos durante toda a competição, os stelisti conquistaram 22 vitórias e 8 empates, chegando a 10 pontos de diferença do vice-líder, Petrolul Ploiesti, que chegou 64 pontos após vencer o Vaslui por 3×0 na quarta.

O autor do gol, Andrei Prepelita, já jogou no FC Universitatea Craiova entre 2007 e 2011, disputando 120 partidas pelo clube. Foi revelado no Arges Pitesti em 2002, e ficou no clube até ir para Craiova. Desde a desfiliação do FC Universitatea Craiova em 2011, Prepelita está no Steaua.

Prepelita marcou o gol do título do Steaua (imagens: Digisport)

O segundo clube com mais títulos do campeonato romeno é o Dinamo Bucareste, vencedor em 18 temporadas. Em terceiro, está extinto Venus Bucareste, com 8. Em seguida, aparecem o UTA Arad, com 6 títulos (e que hoje briga desesperadamente contra o rebaixamento para a Liga III) e o também extinto Chinezul Timisoara. Em quinto, está o Universitatea Craiova, com 4 campeonatos conquistados, o Ripensia Timisoara (hoje na Liga V) e também o Petrolul Ploiesti (caso seja considerado o título de 1929-30 do Juventus Bucareste que se mudaria para Ploiesti e originaria o Petrolul em 1952). Na sequência, vem o Rapid Bucareste e o CFR Cluj, com três títulos. Atrás de vários clubes extintos que conquistaram dois títulos e igualado com outros, está o Otelul Galati, com um único troféu.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s