OFF – Outras guerras: Bohemians Praga 1905 x FK Bohemians Praga

O conflito entre FC Universitatea Craiova e CS Universitatea Craiova é bem peculiar e único, principalmente da forma como foi gerado e pelo tamanho e tradição que o clube fundado em 1948 tem. Mas com um clube médio da República Tcheca, um caso muito semelhante e mais antigo, mas não tão com divisões tão intensas, perdura até hoje. Em Praga, a capital tcheca, Bohemians Praga 1905 e FK Bohemians Praga usam praticamente o mesmo escudo do simpático canguru, com inscrições diferentes. reivindicam o mesmo ano de fundação (1905) e os títulos: Campeonato Tchecoslovaco de 1982-83, segunda divisão tcheca em 1998-99 e 2008-09 e a Copa Central Tcheca de 1942.

À esquerda, o antigo FC Střížkov Praha 9. À direita, o clube apoiado pela maioria da torcida
À esquerda, o antigo FC Střížkov Praha 9. À direita, o clube apoiado pela maioria da torcida

O Conflito

Em 1993, o Bohemians 1905 se separou da franquia esportiva TJ Bohemians Praga, tornando-se exclusivamente um clube de futebol. Tudo aconteceu normalmente até 2005, quando uma grave crise financeira gerada por incompetência na administração impediu que o clube continuasse a disputar a segunda divisão.  Os resultados obtidos pelo Bohemians foram cancelados, e a equipe foi rebaixada para a terceira divisão por insolvência financeira. Os torcedores conseguiram se unir, e pagaram parte das dívidas.

Agora começa a trama: o pequeno FC Střížkov Praha 9, fundado em 1996, comprou os direitos do escudo junto à franquia TJ Bohemians, virando o FK Bohemians Praga. O site oficial do clube diz que foi fundado em 1905. Com ajuda financeira do TJ e o propósito de atrair torcedores, o FK chegou à primeira divisão durante o pior momento da história do Bohemians.

Panenka não tem dúvidas sobre o clube em que fez história (foto: Foto Martin Sidorják/Denik)
Panenka não tem dúvidas sobre o clube em que fez história (foto: Foto Martin Sidorják/Denik)

A diferença fundamental entre Praga e Craiova está nos ídolos. Diferente da geração Craiova Maxima, o inventor da cavadinha no pênalti e ex-jogador do Bohemians, Antonin Panenka, não está do lado do FK, mas sim do Bohemians 1905, o mesmo clube que tem a maioria dos torcedores.

Além disso, a República Tcheca se esforça mais para fazer o antigo Strizkov mudar de nome. Em 2012, a justiça de Praga determinou que o clube não poderia mais usar o nome Bohemians após 31 de janeiro de 2013, mas em dezembro de 2012, o FK recebeu o direito de recorrer da decisão. Além disso, em outro caso de 2010, o FK recebeu uma multa equivalente a R$720,5 mil por ter acusado o clube SK Sigma Olomouc de propina sem provas. No mesmo ano, após se recusar a jogar contra o Bohemians 1905, o FK foi punido com a perda de 20 pontos no campeonato tcheco, sendo rebaixado para a segunda divisão. E em junho, o clube não recebeu a licença financeira para jogar a segunda divisão porque os dirigentes do time se recusaram a pagar a multa imposta na temporada anterior, sendo rebaixado direto para a terceira divisão. Atualmente o clube disputa a 2ª divisão tcheca, enquanto o Bohemians 1905 disputa a primeira.

O FK Bohemians Praga não tem apoio de prefeituras ou políticos. Além disso, nunca jogou no estádio do Bohemians 1905 como mandante. São dois fatores que diferem do caso de Craiova se vistos da ótica que o FC Universitatea Craiova é o clube fundado em 1948. O CS Universitatea Craiova recebeu o apoio da Prefeitura de Craiova e joga no Estádio Ion Oblemenco.


Curiosidades

O canguru virou o mascote do clube em 1927, a partir de uma excursão do time feita para a Austrália.
Em 109 anos, o Bohemians 1905 já teve nada menos que 15 nomes diferentes:

1905 – AFK Vršovice
1927 – Bohemians AFK Vršovice
1941 – Bohemia AFK Vršovice
1945 – Bohemians AFK Vršovice
1948 – Sokol Vršovice Bohemians
1949 – Sokol Železničaři Bohemians Praha
1950 – Sokol Železničaři Praha
1951 – Sokol ČKD Stalingrad Praha
1953 – Spartak Praha Stalingrad
1962 – ČKD Praha
1965 – Bohemians ČKD Praha
1993 – Bohemians Praha
1999 – CU Bohemians Praha
2001 – Bohemians Praha
2005 – Bohemians 1905

E na Copa da UEFA 1982-83, quando se chamava Bohemians CKD Praga, o time tcheco fez o maior desempenho de sua história internacionalmente e mais: quase fez a final da competição com o Universitatea Craiova. Os dois clubes foram eliminados nas semi-finais, por Anderlecht e Benfica, respectivamente. Os Stiinta deram mais trabalho, empatando em 0x0 no Estádio da Luz e em 1×1 no Ion Oblemenco, na época Estádio Central. Já o Bohemians  perdeu por 1×0  em Praga, e na Bélgica, 3×1 para o Anderlecht.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s