Torcedores criam associação de ajuda financeira ao U Craiova

O torcedor Richard Gavrilescu tomou a iniciativa de criar junto com outros 30 torcedores uma grande associação legalizada para ajudar o Universitatea Craiova, a ser ativa a partir de janeiro. Com o nome registrado legalmente “Associação de Torcedores do FC U Craiova” (ASFCUC – Asociatia Suporterilor FC U Craiova), Gavrilescu pretende atingir o maior número de apaixonados pelos Stiinta para ajudar financeiramente o clube. Um dos principais objetivos é comprar a maior parte da propriedade de Adrian Mititelu para tomar o controle do Universitatea Craiova. Outra alternativa seria refundar o clube caso Mititelu traga o Universitatea Craiova à extinção por falta de dinheiro. Gavrilescu foi um dos protagonistas na arrecadação de dinheiro dos torcedores para ajudar no pagamento dos jogadores.

Segundo Gavrilescu, a associação deverá funcionar como geralmente funciona um clube: presidente e dois vices. Os torcedores interessados deverão pagar taxas para manter a associação e acumular capital para ajudar o clube. As contas bancárias serão abertas para que todos possam ver o movimento do dinheiro, e serão realizadas assembleias entre os membros para decidir a distribuição da verba. Ainda está para ser decidido se as eleições de presidente e vices serão feitas semestralmente ou anualmente.

Gavrilescu concedeu uma entrevista exclusiva a’O Craiovano, e explicou a pretensão de comprar a maior parte do Universitatea Craiova: “Mititelu sempre disse que ele daria o time se houvesse 50 mil torcedores em uma sociedade. Isto é difícil de conseguir, mas cerca de 15 mil não.  E se tivermos o dinheiro, nós poderemos ir a uma sociedade com Mititelu”.

O último jogo de 2013, contra o Minerul Motru, foi o primeiro do Universitatea Craiova como mandante no Ion Oblemenco desde 2011, mas cerca de 6 mil torcedores compareceram, uma quantidade pequena em relação às expectativas (na semana anterior, cerca de 20 mil torcedores assistiram ao 0x0 contra o CSU). Richard Gavrilescu comentou que não o baixo público contra o Minerul Motru não foi problema. “O jogo contra o Minerul Motru foi jogado em dois dias, e o clima estava congelante. Não é que há menos torcedores, mas a chama em seus corações se apagou, de um jeito ou de outro. Eles viveram um tempo sem o clube. Tudo que eles precisam é de uma faísca para reacender este fogo, e é isto que estamos tentando fazer”.

Há alguns meses, Gavrilescu utilizou contas bancárias particulares para arrecadar dinheiro e ajudar os jogadores com seus salários atrasados. Eram disponibilizadas planilhas online para esclarecer quem doou e quanto doou. Foram acumulados pouco mais do que uma quantia equivalente a R$2,3 mil, mas o torcedor garante que as expectativas foram superadas: “Bem, eu sei como as pessoas são e como as coisas funcionam conosco [torcedores do U Craiova], e para ser honesto eu não esperava nenhum dinheiro. Mas logo depois que o entregamos para os jogadores, as pessoas doaram um terço do que tinhamos em poucas horas. E não esqueça, estamos falando das minhas contas particulares. Eu posso fazer o que quiser com o dinheiro. Então fiquei surpreso sobre as doações feitas, e estão ficando maiores. Estou prevendo 10 vezes mais dinheiro em 2014”.

Com o sucesso, Gavrilescu pretende continuar a campanha de arrecadação, iniciada em cooperação com outros torcedores, como Frumosu Iulian Costel, Florin Moscalu, Adrian Cornel Borina e Mircea Netoiu. “A ideia surgiu no Facebook, enquanto falávamos sobre as necessidades dos jogadores. Costyy FC U Craiova [apelido de facebook] e Florin Moscalu vieram com a ideia. Concordei e já que eles vivem em outros países, me disponibilizei para abrir as contas. Muitas pessoas estiveram junto nessa ação. Já unimos forças para criar algo que atraia patrocinadores, crie eventos assim por diante. É uma necessidade permanente, e desde que haja pessoas interessadas em ajudar, por que não? De qualquer forma, mal posso esperar para que a associação seja registrada legalmente, porque estou sem tempo até para mim”, finaliza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s