Fotbal Club Universitatea Craiova comemora 65 anos

Amanhã, 5 de setembro, é o aniversário de um dos clubes mais tradicionais da história do futebol romeno. Em 65 anos, o Fotbal Club Universitatea Craiova conquistou títulos, torcedores e reconhecimento nacional e continental. Neste período, o clube bateu de frente com as administrações do futebol romeno, rivalizando com as potências de Bucareste. Foi um dos poucos clubes que costumavam quebrar o monópolio de títulos da capital nos anos 70, 80 e 90. Conquistou quatro títulos da primeira divisão da Romênia, e seis da Copa da Romênia.

Os Stiinta foram a primeira equipe da Romênia a chegar às semifinais da Copa da UEFA, na geração Craiova Maxima, os Campeões de um Grande Amor de 1982-83. Naquela temporada, foi o primeiro time do país a eliminar um clube alemão. Na Champions League, a história do futebol romeno foi marcada também pelo Universitatea Craiova, que foi a primeira equipe a chegar às quartas-de-final da competição. O prestígio chegou à seleção da então República Socialista da Romênia. Em 1984, a primeira vez que o país chegou à Eurocopa, a base do time era formada pelo Universitatea Craiova. Ion Oblemenco, Ilie Balaci, Costica Stefanescu, Silviu Lung, Nicolae Negrila são apenas alguns dos inúmeros ídolos de Craiova e da Romênia, participando dos melhores anos da história do clube.

É verdade que nos últimos anos o Universitatea Craiova esteve bastante mal das pernas. Má condição financeira, perseguição feita pela FRF, o rebaixamento, a exclusão. E hoje, a capital do distrito de Dolj provavelmente estará comemorando dois aniversários. A maioria acredita que o Fotbal Club Universitatea Craiova é o autêntico clube fundado em 1948, assim como a “linha editorial” d’O Craiovano. Outros acreditam que como a história e o Estádio Ion Oblemenco atualmente pertencem ao Clubul Sportiv Universitatea Craiova, o time legítimo é o a prefeita Lia Olguta Vasilescu implantou. Mas enfim, isto não terá mais volta. Não tão cedo. Existem dois clubes diferentes, e a imensa torcida foi dividida entre partes rivais. E terão que aprender a conviver juntos, como rivais.

O futuro do clube é incerto, mas começou bem. A força da torcida ressuscitou Craiova. Em 2013, de oito jogos a equipe acumulou sete vitórias e um empate. Querendo ou não, o clube está a seis jogos do sétimo título da Copa da Romênia. E mesmo na segunda divisão, a recuperação do direito de jogar já é uma conquista. Que seja questão de tempo até que o Universitatea Craiova retornar ao lugar em que sempre esteve e em que sempre incomodou os gigantes romenos e europeus. Tomara que quando eu conseguir, se eu conseguir chegar em um dia de 2015 a Craiova para fazer o documentário sobre a história do clube, a equipe já esteja melhor. No caminho de formar outras grandes gerações como os Campioani Unei Mari Iubiri, talvez melhores.

Que os próximos 65 anos do Universitatea Craiova tenham mais calma, menos encrencas e mais títulos.

—–

Para entender melhor, leia a história do Universitatea Craiova e os motivos de eu ter me apaixonado por este clube tão desconhecido no Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s