Craiova vence Pitesti na Copa da Romênia em jogo histórico

Stiinta agradecem apoio da torcida antes do jogo
Stiinta agradecem apoio da torcida antes do jogo (Foto: Editie.ro)

Setecentos e sessenta e oito dias depois da exclusão do Fotbal Club Universitatea Craiova imposta pela FRF, os Stiinta voltaram a disputar uma partida oficial, e só por isto o dia 27 de agosto de 2013 já poderia ser considerado histórico. Mas o desenvolvimento do jogo deu uma atmosfera ainda mais heroica à situação. Em Pitesti, distrito de Arges, o Estádio Nicolae Dobrin tinha 300 torcedores de Craiova entre os 1000 que acompanharam o jogo decidido nos últimos minutos entre SCM Argesul Pitesti e FC Universitatea Craiova.

Saceanu cumprimenta Dulcea na escolha dos lados
Saceanu cumprimenta Dulcea na escolha dos lados

A torcida se manifestou de várias formas. Alguns entoavam gritos contra o CS Universitatea Craiova e a prefeita Lia Olguta Vasilescu, mas o outro lado também foi hostilizado. Torcedores Ultra que acreditam que Adrian Mititelu é o principal culpado pela decadência do clube gritaram  e mostraram faixas contra o cartola.  Mas as duas partes tinham uma coisa em comum: Os cantos em homenagem póstuma a Costica Stefanescu.

O jogo começou muito movimentado. Aos três minutos de bola rolando Robert Săceanu recebeu cruzamento e cabeceou rente ao travessão do goleiro do Pitesti. Quatro minutos depois, o Argesul foi ao ataque com uma finalização de Ionescu que teve  mesmo destino, passando perto do poste superior. Depois, o ritmo já ficou mais calmo, e os ataques mais perigosos vieram com o Universitatea só perto do intervalo, mas Goge, Gheorghe e Cruceru desperdiçaram as suas finalizações.

No segundo tempo, a iniciativa foi toda do Argesul Pitesti, que pretendia matar o jogo no começo. O time da casa ficou pressionando a saída de bola dos Stiinta e deixando quase todos os jogadores no campo de ataque. Uma oportunidade clara foi desperdiçada pela equipe de Arges quando Dulcea, com o gol quase vazio, isolou a bola com uma finalização da marca do pênalti. Com o susto, os Stiinta saíram da retranca e passaram a atacar mais, criando mais chances. Uma delas foi um voleio de Gheorghe a 25 metros do gol, mas o goleiro Vlăsceanu, que impedia com grandes defesas o gol dos Stiinta, fez mais uma e jogou para escanteio. Após a cobrança, Cosic Bozidar cabeceou por cima do gol. Depois da metade do segundo tempo, a posse de bola do Universitatea foi maior, mas nem os Stiinta nem o Pitesti conseguiram abrir o placar. Com o tempo regulamentar esgotado, a partida foi para prorrogação.

Universitatea Craiova comemora gol de Gheorghe
Universitatea Craiova comemora gol de Gheorghe

Aos 7 minutos da prorrogação, o Universitatea Craiova marcou o seu primeiro gol em uma partida após a exclusão com Gheorghe, após lançamento em profundidade de Stoianof.  Mas nem deu para comemorar. Dulcea se redimiu de ter perdido o gol sem goleiro no segundo tempo e empatou para o Argesul Pitesti. Então, Nicolo Napoli, que não havia feito nenhuma alteração nos 90 minutos, decidiu mexer no time. Aos 10 minutos, Mirzeanu saiu para a entrada do veterano Frasineanu, e Gheorghe foi substituído por Balan. A equipe passou a superar o adversário no aspecto físico, já que Iulian Crivac estava com as três alterações queimadas para o Pitesti já no tempo regulamentar.

O domínio do Craiova continuava sobre o adversário, com Vlăsceanu se transformando no nome do jogo. A chuva começava a cair em Pitesti, os torcedores esperavam os pênaltis, quando o que aconteceu aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação foi um pênalti cometido por Pislaru em Robert Saceanu. O lateral do Argesul foi expulso, enfurecendo Iulian Crivac, que reclamou da decisão do árbitro Andrei Chivulete nas entrevistas pós-jogo. A tarefa de classificar o Universitatea Craiova para a 5ª fase da Copa da Romênia coube ao veterano e ídolo de 36 anos Cornel Frasineanu, que não desperdiçou a chance. SCM Argesul Pitesti 1×2 FC Universitatea Craiova, na primeira partida oficial dos Stiinta após a exclusão da FRF.

Na reversal craiovana, o CS Universitatea Craiova goleou o Pandurii Lignitul Targu Giu (time B do Pandurii Targu Jiu, formado por juniores) por 6×1 fora de casa, e também avançou para a quinta fase da Copa da Romênia.

SCM Argeşul Piteşti 1×2 FC Universitatea Craiova

Estádio Nicolae Dobrin, Pitesti.

SCM Argeşul Piteşti: Vlăsceanu; Drăgan, Ionescu, Botea, Pislaru; David (Calin, 14-2ºt), Biţă, Delcea (Stancu, 42-2ºt), Iancu (Simion, 20-2ºt); Dulcea, Enache
Técnico: Iulian Crivac

FC Universitatea Craiova: Hotoboc; Mitic, Acka, Cosic, Buşu; V. Gheorghe (Balasa, 10-1ºpro), Mârzeanu (Frasineanu, 10-1ºpro), Săceanu [c], Cruceru (Riosanu 11-2ºpro); Stoianof, Goge.
Técnico: Nicolo Napoli

Trio de Arbitragem: Andrei Chivulete (Bucareste), auxiliado por Iulian Radu (Bucareste) e Florin Burlacu (Urziceni)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s