Mirzeanu nos tempos de Primavara Craiova, o sub-20 dos Stiinta (Foto: Arquivo pessoal)
Mirzeanu nos tempos de Primavara Craiova, o sub-20 dos Stiinta (Foto: Arquivo pessoal)

Ionut Mirzeanu nasceu em Craiova, em 8 de maio de 1994, e não pôde acompanhar a melhor geração do futebol de seu país, na Copa do Mundo daquele mesmo ano. Começou a jogar futebol em abril de 2000, com quase 6 anos, e começou nas categorias de base do Universitatea Craiova na temporada 2007-08, aos 13. Fã de Ronaldinho Gaúcho, Mirzeanu diz que não chegou a aproveitar a infância como deveria, em função do futebol.

Aos 17 anos, o Fotbal Club Universitatea Craiova foi excluído da Federação Romena de Futebol, e ficava comprometida a oportunidade de Mirzeanu chegar aos profissionais do clube que o revelou. Dois anos depois, com o renascimento de um dos maiores clubes da Romênia, nasce também a primeira oportunidade de Ionut Mirzeanu jogar profissionalmente e se tornar uma das grandes promessas do futebol da Oltenia e da Romênia. Apesar de ser bastante tímido, o meia não fugiu de nenhuma pergunta. Com respostas curtas, trouxe perspectivas diferentes a’O Craiovano sobre o duelo entre CS x FC e o rebaixamento do Rapid.

O Craiovano – O Universitatea Craiova foi excluído da FRF em 2011, quando você ainda não era profissional. Qual foi a sua reação?
Ionut Mirzeanu – Fiquei muito triste pela exclusão de um clube tão grande e tradicional como é o Universitatea Craiova, o clube que me revelou pro futebol e que me abrigou. Mas sempre acreditava que o clube voltasse pela força que sempre teve, e estou muito feliz que tenha conquistados seus direitos e voltado.

OC – O que você pensa da disputa entre CS Universitatea Craiova e FC Universitatea Craiova? Será mesmo um novo clássico no futebol romeno como se tem falado?
IM – De forma alguma. Eu trato CS x FC como se fosse mais um jogo, nunca um clássico.

OC – Muitos dos jogadores do atual elenco do Universitatea Craiova eram jogadores com quem você jogou nas categorias de base. São seus amigos? O clima nos vestiários melhoram com este grupo que já está junto há mais tempo?
IM – São meus amigos de longa data sim, desde os tempos das categorias de base. O clima no vestiário fica muito legal com essa companhia.

OC – Quais as suas expectativas para a a Liga II 2013-14?
IM – Nosso objetivo é subir de divisão, não pode ser outro.

OC – O que você acha de Nicolo Napoli como treinador do clube neste momento?
IM – Eu acho que o Nicolo Napoli é o treinador certo para o Universitatea Craiova neste momento que estamos passando

OC – O Universitatea Craiova teve sorte de não enfrentar o Rapid Bucareste na temporada?
IM – Eu entendo que é o contrário: o Rapid Bucareste que tem muita sorte de não jogar com o Universitatea Craiova

OC – Quais os sonhos que você tem para sua carreira?
IM – Meu sonho é jogar no Barcelona. É o melhor time do mundo, o que joga o futebol mais bonito. E acredito que todo jogador quer representar o seu país no futebol, também tenho este sonho.

OC – E se surgir uma oportunidade de vir jogar em algum clube brasileiro algum dia? Seedorf, no final de carreira, saiu da Europa para vir ao Botafogo e é o principal jogador do time.
IM – Eu não posso cravar nada, o objetivo antes é chegar em um dos maiores clubes europeus um dia. Quem sabe.

Deixe um comentário

