Uma prefeita, um proprietário e mil contradições

A prefeita de Craiova, Lia Olguta Vasilescu, do PSD (Partido Social Democrata da Romênia, de esquerda), anunciou em 16 de maio a maquete de um novo estádio para o Fotbal Club Universitatea Craiova. O novo Complexo Esportivo Ion Oblemenco terá capacidade para cerca de 38 mil lugares e sistema de energia solar.  O design contém elementos que são um tributo às esculturas “Ovo” e “Senhorita Pogany”, do escultor romeno Constantin Brancusi, que nasceu em Hobița, mas estudou na Escola de Artes de Craiova. Se construído, o novo Estádio Ion Oblemenco atingirá a categoria IV de avaliação da UEFA, e poderá ser usado nas partidas de Liga Europa e Champions League, além de partidas entre seleções. Segundo o portal GSP, da Romênia, é possível que o novo Ion Oblemenco valha 80 milhões de Euros, o equivalente a 240 milhões de Reais. A Arena Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo, tem 6 mil lugares a mais e custou 515 milhões, segundo o Portal 2014. As obras devem começar até setembro, e a primeira previsão é que o estádio fique pronto entre 2016 e 2017. Promete a prefeita que não será usado dinheiro público romeno na construção, e que atualmente procura iniciativa privada para construir o estádio. O projeto da nova arena é do Proiect Bucuresti. O atual Ion Oblemenco está com cadeiras destruídas, ervas daninhas crescendo no gramado e nas arquibancadas, além de ser atualmente povoado por cães de rua. Normal, a FRF destruiu o clube e não havia mais dinheiro para a manutenção da casa dos Stiinta.

O proprietário do Fotbal Club Universitatea Craiova, Adrian Mititelu, é majoritariamente detestado em Craiova. Os dois únicos rebaixamentos em sete anos e desempenhos medíocres marcam a era de Mititelu, que comprou o clube em 2004. Tirando a parte de ser um proprietário, Mititelu é quase um Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa, de tão contestado. Esta reprovação não seria um problema para o dono do U Craiova, não fosse Vasilescu detestar a sua gestão do clube.

Mititelu (centro) com o técnico Nicolò Napoli (esquerda) na primeira coletiva do novo F. C. (Imagem: site oficial do clube)
Mititelu (centro) com o técnico Nicolò Napoli (esquerda) na primeira coletiva do novo F. C. (Imagem: site oficial do clube)

Protagonizando a reconstrução do Fotbal Club Universitatea Craiova  fornecendo dinheiro municipal para a reestruturação do clube de Mititelu, Olguta Vasilescu decidiu mudar de lado após desentendimentos pessoais com o proprietário do clube. A atitude da prefeita de Craiova foi recriar o futebol no Clubul Sportiv Universitatea Craiova, o clube da cidade que abriga diversas modalidades e que possuía também o futebol. Depois da queda do regime comunista na Romênia, todos os clubes de futebol deveriam ser privados. Antes, todos se chamavam Clubul Sportiv (CS Steaua, CS Dinamo, etc). No caso de Craiova, o departamento de futebol se desvinculou do Clubul Sportiv e seguiu a história mudando de nome, ficando como FC Universitatea Craiova. Com isto, Craiova passa a ficar com dois clubes de futebol: FC Universitatea Craiova (original, clube fundado em 1948 proveniente do CS Universitatea Craiova do regime comunista) e o CS Universitatea Craiova, com um novo departamento de futebol criado em 2013. As cores são as mesmas e alguns dos cabeças do novo clube são Rodion Cămătaru e Ion Geoulgău (que jogaram na geração 1982-83) e Pavel Badea.

A rejeição da população por Mititelu gerou confusão em todos os torcedores do original F. C.. Muitos agora cogitam torcer para o novo clube de Vasilescu em razão do ódio pelo dono do clube mais antigo. E os acontecimentos podem mesmo levar o F. C. Universitatea Craiova à deslegitimação. Mititelu foi expulso do atual Ion Oblemenco mês passado e escoltado pela polícia. Isto coloca em xeque o destino do megaprojeto do Ion Oblemenco. Pelo andar da carruagem, o Complexo Esportivo Ion Oblemenco vai para o Clubul Sportiv. Por mais incompetente que seja como dirigente, pareceu certo quando Mititelu falou ao Digisport.com que o que aconteceu é mais uma ação abusiva contra o seu clube.

Lia Olguta Vasilescu com a camisa do Fotbal Club Universitatea Craiova. Ela já virou a casaca. (Imagem: Victor Ciupuliga/Mediafax)
Lia Olguta Vasilescu com a camisa do Fotbal Club Universitatea Craiova. Ela já virou a casaca. (Imagem: Victor Ciupuliga/Mediafax)

Não bastasse isto ser o sinal confirmado mais tarde de que o C. S. Universitatea Craiova se apropriou do Estádio Ion Oblemenco por ser municipal e pela equipe de futebol ter sido criada por iniciativa da prefeitura, as informações apuradas até agora pel’O Craiovano indicam que o C.S. pretende se apropriar de todo o histórico do F. C. anterior a 1990, quando outros esportes eram responsabilidade também do clube de futebol. O Clubul Sportiv foi fundado só em 1996. Mas mesmo com os argumentos, não deve ser difícil o C. S. vencer os processos. Quem cuida destas questões é a FRF, a mesma que destruiu o F. C. Universitatea Craiova em 20 de julho de 2011. E, claro, a apropriação de histórico chama os torcedores confusos para torcer para o C. S., embora os movimentos no Facebook são de que a maioria se mantém fiel ao velho Fotbal Club e não vai migrar para o Clubul Sportiv. “Os torcedores não sabem pra que lado ir. Ou pro do novo Universitatea Craiova, com histórico do lendário e antigo U Craiova, ou pro do U Craiova de Mititelu, que não tem mais praticamente nada. É difícil, porque ninguém sabe mais em que acreditar”, disse o torcedor Lucian Popa em entrevista a’O Craiovano. O departamento jurídico do Fotbal Club divulgou nota no site oficial do clube defendendo a sua legitimidade como o Universitatea Craiova de sempre, argumentando com os documentos que constam no Escritório Nacional de Invenções e Marcas da Romênia (OSIM) e citando leis de copyright do país.

O pitaco: É totalmente compreensível que Olguta Vasilescu queira reviver os bons tempos de futebol em Craiova e na Oltenia, já que o Universitatea Craiova não conquista um título há mais de uma década. Porém, criar um outro clube na cidade para destruir história e torcida de um mais antigo só porque se voltou contra Mititelu não parece ser a solução mais sensata. O Fotbal Club Universitatea Craiova é muito maior que qualquer sócio, jogador, torcedor, dirigente ou dono. Que atrapalhe a vida de Mititelu, mas sem atrapalhar o clube pelo qual torce(ia).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s